E se arte salvasse?

e se arte salvasse

Há momentos em que não conseguimos dar um passo para frente, seja por estarmos no automatismo de uma aceleração do tempo em que tudo é para ontem e se você não faz tal coisa e tal outra você está atrasado, seja por deixar as coisas para depois e ficar refém daquele prazer do último minuto. Você não consegue se enxergar por completo e entra em contradições com o que pensa, sente, fala e faz. “E se fracassar?” “E se errar?” “E se aceitar?” “E se agir?” 

E se… arte salvasse? E se… arte importasse? E se… olhe que falo da minha relação com a arte, pois acredito que arte salva e importa. Falo e reflito sobre a minha vivência com esse ente vivo que exige atenção e respeito para que possa ser um verdadeiro alimento da alma. Não entrei no debate da relação da arte e seu papel social, que é fundamental na cultura de um povo. 

Tirei a sorte num oráculo e ele me falou da Estagnação. Achei simbólico.

Hoje, o Brasil se encontra no mesmo movimento perdido e parado. E, parece que aqueles que governam não se cansam de sucatear, menosprezar e até censurar o fazer arte e cultura brasileiros. Me pergunto até quando?

O hexagrama 12 do I Ching, (foi fácil consultar além de ter uma edição do I Ching, encadernei meu próprio diário com a função oracular do mesmo) fala do movimento “Estagnação” onde o Céu, o criativo, se afasta da Terra, o receptivo. Essa imagem é muito simbólica para quem tem alma de artista. 

Que belo tapa na cara. Ainda bem que finaliza dizendo que “a estagnação não dura para sempre”. Tenho a sensação que já dura uma eternidade e que nada sai do lugar, é engraçado, penso que voltei no tempo para aquela menina que sonhava em ser atriz com seus recém comemorados vinte anos. 

Escolhi de forma consciente e até objetiva soterrar o sonho e explorar outras habilidades, mais precisamente a cena do jornalismo cultural no interior de Minas Gerais. Posso dizer que fui bem sucedida nessa área, tive experiências com rotina de redação de revista, cobertura de eventos literários, até parar numa agência de marketing digital. Mas, a inquietude de querer criar seu próprio negócio de arte aumentava a cada dia, e hoje é uma realidade na qual tenho aprendido intensamente, inclusive com a situação de “Estagnação”.

“As questões mais importantes estão ocultas”, foi uma das frases que mais me impactaram na aula do Rafael Vogt num webinar que fiz recentemente pela EBAC. Gosto do oculto, daquilo que mora dentro de mim e do outro. Sempre achei que a arte fazia isso, extraia o interior do interior, seja lá qual fosse a expressão artística da obra. Um artista experimenta e se permite caminhar por mais de uma delas. Escrita, música, teatro, dança, pintura, moda, escultura, oratória, história, NFTs, os astros e a natureza. Já brinquei com pelo menos as seis primeiras. Brincadeiras sérias, óbvio.

Enviei um release para a coluna de uma amiga, que é produtora cultural, intitulei como: “Conheça a multiartista Bruna Costa”. Falei das minhas experiências marcantes e mais interessantes. Foi bom para a persona, essa linha do tempo que se assemelha com uma colcha de retalhos. São quase dezoito anos na trilha da arte, e para mim sempre foi muito claro o valor terapêutico, transformador e de formação humana que a arte tem na sociedade e na vida.

É diferente quando os outros, e a família está inclusa, dizem que trabalhar com arte não dá dinheiro de quando você começa a sentir nas pontas dos dedos, que descascam pelo estresse, de ter se deixado levar para a inércia, e nisso acabo dando razão à opinião deles.

A sensação de ser incompreendida, mal entendida, egoísta, incapaz de realizar o que sei e posso realizar se instalam em cada entrelinha e pensamento aleatório do dia. Ainda assim permaneço fiel nessa minha crença de que a arte salva. Sei que não estou só neste pensamento, a arte-educação e a arte-terapia são áreas acadêmicas e profissionais louváveis e que merecem muito reconhecimento.

Artigo de opinião feito como exercício da aula “Arte, Pensamento e Melodia” da EBAC. Editado especialmente para este blog. Caso você discorde de algo ou queira acrescentar outro ponto de vista, vou gostar de saber.

Fiquem a vontade pra me enviar seus comentários no meu e-mail nuna6costa@gmail.com ou via DM no Instagram @nuna_costa

Foto destaque: Bruna Costa

Autor: Nuna Costa

Autor: Nuna Costa

Nuna Costa é aprendiz de filósofa, poeta, compositora, jornalista, encadernadora e criadora de conteúdo. Está no Instagram @nuna_costa

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.