Yoga pra vida

Quando desisto do Yoga, desisto de mim. A prática de Yoga tem sido fundamental para me manter minimamente sã. Já tive muitas idas e vindas com a prática (constante) de Yoga. É claro que Yoga não são só posturas, existe uma filosofia com princípios éticos e morais, os quais fazem parte do que chamamos de Yoga. Estou falando aqui da prática dos asanas (posturas).

Sempre soube que para uma prática constante é preciso disciplina e comprometimento e, na verdade, nunca me senti tão comprometide assim com a prática de asanas. Parecia mesmo que eu não tinha muita capacidade de adquirir a disciplina necessária. Sou uma pessoa desorganizada, bagunceira, tenho dificuldade com rotinas, enfim! Pensar, ou melhor, saber isso sobre mim me causava muito desânimo, então, nunca persisti. Mas eu não tinha me dado conta de uma coisa: eu não tinha um propósito bem definido. Parece até uma conversa muito careta essa de prpósito, rs, mas fez toda a diferença quando eu me propus a tornar um hábito a prática diária de asanas.

Tornar-se hábito, requer um tempo de adaptação. Adquirido, torna-se parte do seu dia a dia e por mais que aconteçam imprevistos, dá -se um jeito de encaixar na rotina. Ir pro tapetinho de yoga nem sempre é legal, nem sempre é motivador, nem sempre é gostoso. Isso devido a função da ´prática que é desintoxicar corpo e mente, colocar as emoções, muitas vezes reprimidas, em movimento. Isso requer disposição pra olhar pra dentro, o que nem sempre é fácil. A questão é que, mesmo não sendo fácil, a própria prática é capaz de nos deixar mais habituados a essa auto observação diária. A prática nos fortalece e nos traz mais equilíbrio.

Se antes eu tinha muita resistência, hoje eu percebo que se eu desistir desse desafio que é a prática, estou desistindo de mim, desistindo de seguir com meu propósito. Em relação ao propósito, é só algo que me motivou e me deu um start pra finalmente me comprometer com a prática, mas não estou aqui dizendo que é assim pra todo mundo. Eu, precisei desta motivação. Foi algo que fez sentido pra mim.

Algo que sempre me incomodou muito quanto à minha dificuldade de persistir na prática foi minha própria autocobrança e sentimento de culpa. Isso porque eu queria ter a motivação, afinal sei que Yoga faz muito bem, mas eu não a tinha… É claro que caberia falar aqui de Ego e autossabotagem, mas se tem uma coisa que também me incomoda em textos motivacionais é “ditação de regra”. Desculpe, mas minha rebeldia não me permite que eu goste de muita de blablação que dita como regra coisas que sim, até fazem sentido, mas que ignoram, na maioria das vezes, a subjetividade e necessidade de cada pessoa no momento, fazendo um papel inverso, que é causar culpa e sentimento de inferioridade. Pensando bem aqui, creio que tenho alguns textos assim, confirmando e afirmando minhas próprias contradições, rs.

Em suma, a mensagem é: tudo muda, ou, tudo pode mudar. Tudo passa. A inconstância da vida e das coisas estão previstas para nós aqui e agora! Mudando apenas um ponto de vista, muita coisa pode mudar.

Autor: Ana Luiza Laurentino

Autor: Ana Luiza Laurentino

Ana Luiza é mãe do Ezequiel, pinta, canta, dança e apóia a luta pelos direitos dos animais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.