Crianças são muito rápidas! Qualquer momento de distração e já é possível vê-las descobrindo uma brincadeira nova, fazendo amizade e correndo no pega pega com outros colegas. Não atoa sempre ouvimos mães e pais dizerem “sumiu num piscar de olhos”. E essa frase não surpreende quem tem filhos e filhas muito agitados, não é? Mesmo estando atentos, sabemos que essas situações podem ocorrer, principalmente em lugares abertos e lotados.
A insegurança de perder um filho de vista se intensifica com as férias, visto que, mesmo sem viajar, buscamos diferenciar nos passeios com novos entretenimentos ao ar livre e descobertas em família. Falar sobre a possibilidade de um desencontro pode parecer assustador em um primeiro momento. No entanto, esse post é para ser um alerta sobre o que fazer caso perca o seu filho de vista. Aqui conversaremos sobre dicas que podem ser super importantes nesse momento!
A primeira parece óbvia, mas ainda assim vale ressaltar: MANTENHA A CALMA. A gente entra num faro instintivo procurando nossas crias, de tanto que é desesperadora essa situação. Buscar se manter calma te ajudará a agir rápido e buscar as pessoas certas que te ajudarão.
Não procure sozinha. Suba em uma cadeira, mesa ou peça pra te levantarem para que você tenha uma visão geral do ambiente. Enquanto estiver no alto chame a atenção das pessoas ao redor dizendo características da sua criança.
Fale seu nome, sua idade, o que estão vestindo e traços físicos. Grite para que as pessoas possam te ajudar! “Perdi a minha filha, ela se chama Luana, tem 4 anos, está com uma camiseta vermelha e segura uma boneca nos braços”. Fale a mesma frase com todas as características quantas vezes for preciso para que as pessoas ao redor se mobilizem junto a você. Se ainda conseguir mostrar uma foto recente isso será ainda mais útil.
Durante viagens, vista seu filho com cores mais fortes que sejam fáceis de identificar rapidamente ou então utilize pulseiras ou tags tecnológicas com identificação e até localizador. Essa dica é importante para lugares super lotados e com muitas pessoas visto que terá seu nome e contato para chegar até você com mais facilidade. Ao chegar a esses locais, ensine o seu filho o lugar em que deve ir imediatamente caso vocês se percam. Esse lugar pode ser uma cabine de seguranças, um centro de informações ou até viaturas e postos policiais. Nossos filhos precisam aprender a buscar segurança em nossa ausência!
E caso estejam em um lugar que não tenham o que citei acima, ensine-os a procurar “outra mamãe”. Outras mães vão agir muito rápido quando seu filho buscar nelas uma ajuda, uma vez que quando temos filhos simpatizamos com outras mulheres e nos fortalecemos através da empatia em imaginar-se passando pela mesma situação.
Para essas situações, certifique-se que seu filho saiba o seu nome. Por vezes estamos tão acostumados a ensiná-los apenas os nomes como mamãe, papai, vóvó… que esquecemos de dizer e sempre lembrá-los qual é o nosso nome social. Isso é importante para que eles saibam dizer quando buscar em outra pessoa uma ajuda.
Por fim, ao encontrar sua criança, por mais bravo, agitado, furioso e com medo que você esteja, lembre-se que você é o adulto da relação e se você sentiu medo, sua criança sentiu com ainda mais intensidade. Ao vê-la, abrace, se acalmem com um colo e diga o quanto se sente aliviado em encontrá-lo. Nossas crianças precisam de acolhimento após passar por um evento traumático. Brigar, bater e xingar não vai educar e muito menos fazê-los se sentirem bem após se desencontrarem.
E, olha: não se culpe! Acidentes acontecem. Crianças se afastam e isso não te faz uma mãe ou pai ruim.
Mas, e se eu encontrar uma criança perdida? Aqui os papeis invertem e você precisa facilitar a busca.
O primeiro passo é acalmar a criança para que ela se sinta segura em te dizer o nome e o nome dos pais. Diante do nervosismo eles costumam não se lembrar dessas informações e a melhor maneira de agir nesse momento é acalmar a criança dizendo “seus pais se perderam de você?” Isso tira o peso da responsabilidade dos pequeno e ajuda-os a se concentrar no que é importante.
Outro passo é colocar a criança em um lugar mais alto, como uma mesa ou em uma cadeira para que ela possa ser vista no meio da multidão. Caso a criança se perca na praia, coloque ela sob os seu ombros e bata palmas, é uma prática comum nas praias para o coletivo entrar no movimento para sinalizar que uma criança está perdida e procurando pelos responsáveis. As palmas nesse momento é uma excelente aliada!
Caso ainda demore para achar, busque uma guarda local com autoridades para que eles fiquem em um espaço seguro ao seu lado. Brinque e tente distraí-la até que se reencontre com a mãe.
Proteger a integridade e segurança das nossas crianças é a base que deve sustentar nossa sociedade. Que a gente não se esqueça.
Vamos juntas!
0 comentários