Ergonomia: posso carregar o bebê de frente no sling?

ergonomia sling bebe

Na primeira infância, os bebês a partir dos 3 meses começam a desenvolver sua curiosidade para tudo que acontece ao seu redor. Porém, algumas contra-indicações devem ser levadas em consideração para a decisão de carregar seu bebê de frente pro mundo no sling ou mochila ergonômica. Separamos este conteúdo para que você entenda melhor sobre o transporte com mochilas ergonômicas e a posição “de frente para o mundo”.


Posso carregar meu bebê virado para frente?


Para responder essa pergunta é necessário entender as desvantagens que esta posição proporciona ao bebê, relacionando as necessidades das crianças e seu desenvolvimento.


Estimulação do bebê


Carregar o bebê virado para frente em seu sling provoca uma super estimulação para o bebê, podendo estressá-lo mais do que estimulá-lo positivamente. Isso vale para também carrinhos voltados para a frente, em que o bebê não faz contato visual com o cuidador.


Posição fisiológica


Virado para frente, o bebê não terá o aconchego do colo adulto, não terá contato visual com o cuidador e não conseguirá permanecer em sua posição fisiológica natural, o que pode prejudicar  o desenvolvimento cervical, da coluna, dos quadris e não promove o melhor conforto para a criança. Neste caso, carregar o bebê virado para frente no sling modifica seu reflexo postural e sua distribuição de peso entre a coluna e a pelve, desfavorecendo seus pontos de apoio.


A posição do adulto que carrega o bebê de frente no sling não possibilita uma posição adequada para as curvaturas em desenvolvimento da coluna do bebê. Os corpos não se encaixam nessa posição. Essa situação pode ser ainda pior quando o adulto se desloca, pois o bebê não terá o encosto necessário para se apoiar, gerando contrações desnecessárias dos seus músculos posteriores.


Riscos de carregar o bebê virado para frente


Andar com o bebê virado para frente no sling pode provocar riscos para o bebê, pois seu rosto estará mais exposto a objetos ou sujeiras do ar. A melhor recomendação é não expor o bebê para riscos que podem ser evitados.


Ergonomia do bebê virado para frente no colo ou sling


Carregar o bebê virado para frente no colo não é a mesma coisa de carregar seu bebê virado para frente no sling. No colo de um adulto, o bebê possui apoio dos braços de forma acentuada, mantendo sua coluna na posição correta, intuitivamente.


Os braços adultos oferecem uma maior variedade de posições que o sling para bebê, equilibra e diminui impactos durante o movimento e mantém a integridade no desenvolvimento da criança.


Posso utilizar um canguru ergonômico 360?


Os carregadores vendidos como 360, ao oferecerem a posição “de frente pro mundo”, deixam de ser um canguru ergonômico. Além de promoverem todas as desvantagens citadas anteriormente, não oferecem um assento largo o suficiente para as pernas do bebê, que estão em constante desenvolvimento, ficando o uso limitado ao primeiro ano de vida, mesmo quando o bebê está virado de frente para o cuidador  O assento dos modelos 360 precisa ser mais estreito justamente para viabilizar a possibilidade de virar o bebê de frente. 


Nenhum sling 360 possui sustentação necessária na composição de seu tecido para que o bebê fique confortável de frente pro mundo, o que os braços do adulto fariam ao carregar o bebê de frente. Este sling contrai as musculaturas da criança de forma inadequada, pressiona a coluna e não promove uma distribuição de peso ideal para seu desenvolvimento ósseo. Também não distribui o peso para o cuidador que o carrega, que tem seu centro de equilíbrio deslocado para frente e ainda pode chocar suas pernas com as do bebê, que não estão encaixadas ao tronco do cuidador e sim penduradas.


Devo ou não carregar meu bebê virado para frente?


Após as desvantagens listadas, não recomendamos carregar seu bebê virado para frente no sling ou mochila ergonômica. Caso queira satisfazer a curiosidade do bebê pelo mundo  e promover uma nova experiência para seu bebê, experimente amarrações mais altas na cintura, na frente do corpo ou nas costas, ampliando ocampo de visão do bebê sem perder seus pontos de apoio e sem prejudicar seu desenvolvimento.


Formas adequadas de sustentação com sling


Nos slings para bebê e mochilas ergonômicas, recomendamos que recém nascidos ou bebês maiores sejam carregados sempre virados de frente para o cuidador, seja na frente do corpo, nas costas ou nas laterais, com a coluna no formato “C”, joelhos mais altos que os quadris, corpo do bebê encaixado com o do cuidador. Esta é a posição fisiológica natural dos bebês, que proporciona o desenvolvimento saudável.


Carregar o bebê desta maneira promove sua melhor postura ao ser carregado por um adulto, por isso falamos em carregadores ergonômicos. Algumas amarrações e mochilas são recomendadas para cada idade da criança, portanto, confira os produtos da Dona Chica Slingueria.


Outras vantagens em carregar seu bebê estão além do seu desenvolvimento muscular esquelético, mas sim devido ao fato de que o colo regula outras funções fisiológicas e sociais como troca de calor, vínculo entre pais e filhos e facilidade para amamentação.


Onde comprar sling para bebê?


Finalmente chegou a hora de adquirir seu sling para bebê. Confira os produtos da Dona Chica Slingueria e garanta sua Chicachila ou sling que favoreça sua proximidade com o bebê de maneira saudável e confortável.


Ainda possui alguma dúvida sobre slings? Confira nosso blog e fique por dentro das recomendações para seu bebê.

 

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.