Amamentação: Dicas para as novas mães 

Dicas de amamentação para as novas mães 

Quando iniciei a amamentação muitos medos me rodeavam, eram muitas informações e vários utensílios cercando um universo tão novo, no qual a única certeza que eu carregava é que seria único. Conchas, bombas, protetores de mamilo, almofadas, poltronas… tantas coisas que vinham ao meu encontro com informações que se desencontravam, não me permitindo ter um esclarecimento do que realmente seria utilizado.  E a surpresa diante das minhas escolhas é que muitos são inúteis e outros são inclusive prejudiciais para a amamentação.

mãe amamentando criança

Mas algo que tenho certeza após o primeiro turbilhão do início do aleitamento é que para a amamentação funcionar, mais do que mil ítens, ter INFORMAÇÃO é o mais importante. Sendo assim, a primeira sugestão que trago é: TENHA UMA BOA CONSULTORA DE AMAMENTAÇÃO. Uma pessoa munida de informações científicas e um bom estudo pode te ajudar muito nas primeiras semanas de vida do bebê, pois sabemos que esse início pode ser difícil com fissuras, mastites e outros problemas envolvendo o medo de uma nova vida que nasce. Ter alguém que conhece do assunto para te auxiliar faz toda a diferença! Muitas vezes acertando a pega do bebê no peito já se resolve todos os problemas, de ganho de peso a fissuras, por exemplo. 

 

Infelizmente não é em toda maternidade que encontramos bons profissionais que incentivam a amamentação e que auxiliam de fato nesse processo. E por isso, os BANCOS DE LEITE HUMANO E POSTOS DE COLETA costumam ter enfermeiras que entendem de amamentação e podem orientar melhor. Nos bancos de leite é onde se doa leite para bebês de UTI que ainda não conseguem ser amamentados. Se você puder, doe leite. 

 

Mamadeiras e chupetas durante a amamentação

 

SE VOCÊ QUER AMAMENTAR, NÃO COMPRE MAMADEIRAS E CHUPETAS. Minha maior dica pras mães que querem amamentar é: Não comprem chupetas e mamadeiras no enxoval. Elas são prejudiciais para a amamentação, pois podem resultar na confusão de bicos.

 

No início da amamentação muitas vezes passamos por momentos difíceis, dar a chupeta ou oferecer a mamadeira pode ser uma tentação frente ao cansaço do puerpério, porém essa atitude pode complicar ainda mais a amamentação. Uma dica maravilhosa da pediatra do meu filho foi: um dia de cada vez, mais pra frente você pode tentar dar a chupeta para ele se acalmar, espere pelo menos 1 mês para que a amamentação esteja bem estabelecida. E assim, sem discursos radicais, passamos pelo furacão do puerpério e nunca chegou o dia de dar a chupeta

 

Então, este é mais um item que não precisa ser comprado antes, sinta se você realmente vai querer oferecer a seu bebê. Em qualquer farmácia, a qualquer tempo, você encontrará chupetas, se essa for a sua decisão. O mesmo vale para a mamadeira: não compre, espere a amamentação e o vínculo se estabelecer. Mesmo que precise oferecer fórmula no início, a melhor forma de oferecer não será na mamadeira, e sim no copinho, colher ou sondinha.

 

Bomba de extração de leite e potes de vidro para amamentação

 

Eu ganhei uma elétrica, ótima, mas que pouco usei, porque logo aprendi a ordenhar manualmente. Informação é ouro para a amamentação, já falei né? Mas tem gente que não curte ou consegue tirar o leite na mão, então uma bomba simples, manual, já é suficiente além de ser mais prática, mais barata e mais fácil de limpar que a elétrica. 

 

Absorventes de algodão para os seios, ou fralda de pano para amamentação

 

Muitas mulheres, principalmente no início da amamentação, vazam muito leite. Por isso, os absorventes de algodão ajudam a não ficarmos super molhadas. As fraldas de pano dos bebês também servem. 

 

Pomada lanolina para os seios para amamentação

 

Usei apenas nos 5 primeiros dias, não diria que é essencial, porque muita gente não precisa dela, mas se puder, é bom ter uma em casa no caso de precisar. Um tubo é mais que suficiente.

 

Potes de vidro com tampa de plástico para leite materno

 

São ótimos para você guardar leite congelado para uma emergência, para deixar o bebê com o pai ou outros cuidadores, para a volta ao trabalho, ou até mesmo para doar. O ideal são os menores, de até 75 ml, pois não desperdiçam leite. Reutilize potinhos como os de café solúvel, esterilize e separe para quando precisar.

 

Almofada de amamentação

 

Eu não tive nada específico, sempre usei almofadas comuns e rapidamente já nem usava nada. Mas muita gente usa essas em forma de U e acha ótimo. 

 

Rede de Apoio

 

Sabe aquela história que pra criar um filho é preciso toda uma aldeia? Pois é, pra amamentar muitas vezes a rede de apoio é algo muito importante. Ter pessoas ao seu lado que entendam a importância da amamentação e que estejam lá pra te apoiar é algo que ajuda demais. A gente sabe que nem sempre conseguimos ter esse apoio, e um ítem que também pode ajudar nisso é o sling. O sling para o bebê lembra muito como era dentro do útero da mãe, e lá ele costuma ficar mais relaxado e tranquilo, enquanto você tem liberdade pra se movimentar e ter as mãos livres. No sling você também consegue amamentar. Perdi as contas de quantas vezes consegui amamentar andando na rua com tranquilidade por estar com o sling, e de quantas refeições consegui fazer com o bebê no colo, mas com as mãos livres. 

E temos também as redes de apoio virtuais, entre mães. Eu sempre indico os grupos no Facebook Matrice – Ação de Apoio a Amamentação, e o GVA – Grupo Virtual de Amamentação. Lá tem muita informação atualizada e é um espaço seguro pra desabafar e ler histórias de outras mães. 

criança na amamentação

A gente sabe que essa jornada não é fácil, então não se culpe se você não conseguir amamentar por todo o tempo que esperou. Na maternidade muitas vezes idealizamos muitas coisas e elas nem sempre saem como o esperado. O importante é o amor que temos pelos nossos filhos, e nós sabemos que damos o nosso melhor. Um abraço carinhoso de mãe pra mãe, e boa sorte nessa jornada! 

 

Leia outros artigos impotantes sobre a maternidade em nosso blog. Acesse e confira.

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.