Dia da mulher negra latino americana e caribenha

mulhernegro

No último fim de semana, dia 25 de julho, celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Você conhecia essa data?

No Brasil, o dia 25 de julho também foi instituído como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.

Convidamos mulheres pretas poderosas para ocupar o nosso Instagram com força, luta e muita vida. Você acompanhou? #OcupaDonaChica

https://www.instagram.com/p/CDE8lMzl1MV/?utm_source=ig_web_copy_link

 

.

Desde o dia 20 de Julho mulheres negras ocuparam o Instagram da Dona Chica, compartilhando seus trabalhos, contando suas histórias e vivências. Por lá passaram cantoras, jornalistas, poetizas, atrizes, cientistas. Está tudo salvo nos destaques, e também no nosso feed.

Na sexta, dia 24, tivemos uma live sobre o direito à infância com Juliana Avlik e Shirley Oliveira. A live está salva no IGTV da Dona Chica. O tema é urgente de ser discutido e aprofundado dentro do feminismo e do feminismo materno, assistam para que possamos pensar e agir efetivamente para novas realidades para nossas crianças.

.

No dia 27, segunda feira, seria aniversário de Marielle Franco. A vereadora do Rio, assassinada em 2018, faria 41 anos. O crime segue sem solução. Neste dia, Nívea Magno ocupou o Instagram da Dona Chica e fez homenagem a Marielle, esta mulher preta, periférica e de luta, que foi morta por defender seus ideais.

Ouça a música Chão de Nívea Magno.

Deixo essa música para lembrar de uma mulher que tentaram silenciar, levaram sua vida desta terra, no entanto ela virou semente e sua voz ecoa como frutos abundantes nas vozes de tantas outras mulheres negras!
Feliz aniversário 
Marielle!”

 

 

 

O momento e as transformações que temos vivido nos exige reflexão, estudo e escuta. Em nosso blog selecionamos textos e dicas de livros escrito por mulheres, em sua maioria mulheres negras e trago pra vocês hoje também.


Confira, abaixo:

https://blog.donachicasling.com.br/leia-mulheres-em-2020-parte-1/
https://blog.donachicasling.com.br/leia-mulheres-em-2020-parte-2/

Tem também dicas de livros infantis com representatividade negra, a lista é do ano passado e sabemos que tem uma infinidade de títulos novos, aproveita e compartilha com a gente suas dicas:

https://blog.donachicasling.com.br/consciencia-negra-representatividade-nos-livros-infantis/

Para as crianças, também temos uma indicação linda de podcast, contando a história da Tereza de Benguela:

https://soundcloud.com/cta-podcasts/prosinha-rainha-tete-a-historia-de-tereza-de-benguela?ref=instagram

E me despeço com um documentário sobre o samba e sobre as mulheres no samba:

Home

Autor: Cheyenne Vieira

Autor: Cheyenne Vieira

Cheyenne é estudante de jornalismo, mãe do Ernesto, trabalha com fotografia e na comunicação da Dona Chica Slingueria. Está no Instagram @cheyenne.vieira

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.