Mãe raiz x mãe nutella

Esses dias eu assisti um vídeo que mostrava a reação de uma “mãe raiz” e a reação de uma “mãe nutella” à mesma situação. Segundo esse vídeo, mãe raiz é aquela que impõe/determina o que quer com veemência e firmeza, porém sem amorosidade ou acolhimento. A mãe nutella dialoga com a criança com paciência e respeito, procurando meios de entrar em acordo com a criança através do diálogo. Vejo dois pilares aí: Constranger x Acolher. A mãe raiz usa a tática do constrangimento, acuando a criança a fim de obter algum resultado e a mãe nutella utiliza o diálogo com respeito e empatia, pois entende a necessidade de acolher a criança, independente da situação.

No começo do vídeo, achei até engraçado, pois começa com uma representação ótima da mãe raiz, e eu pensei que o vídeo tivesse mais uma intenção cômica mesmo. Mas não, a ideia do vídeo era dizer o quanto uma mãe raiz é respeitada e a mãe nutella é ridicularizada. Concordo totalmente, vejo que no geral, ainda hoje, a opinião das pessoas é que deve-se brigar, castigar, usar de agressividade para que as crianças ajam de acordo com o esperado.

É um desafio ir contra a norma, que dita o autoritarismo às custas do bem estar e de um desenvolvimento emocional saudável, mas também reconheço que ser uma mãe nutella não significa que teremos resultados excelentes na educação… No entanto, será que vale a pena ter uma criança obediente mas que se sinta violada e tenha seu desenvolvimento comprometido? Acho que não. Porém, confesso que eu, enquanto mãe solo, não consigo ser nutella o tempo todo. A minha paciência tem limite. Dias atrás eu estava 100% mãe raiz. Passei dias assim e antes eu me culparia muito, mas isso seria sofrer em dobro.. Porque quando eu tô zero paciência com meu filho já é ruim pra ambos. Então, tô preferindo colocar minha atenção onde eu acho que pode ser útil pra melhorar esse cenário ao invés de me culpar.. mas isso é um processo, nunca foi alguém falando “não se culpe” que me ajudou.. Algumas pistas que me ajudam é me fazer alguns questionamentos:

  • Qual necessidade minha não está sendo suprida?
  • O que eu posso fazer (ou deixar de fazer) para que eu consiga um tempo pra mim, ainda que seja mínimo?
  • É possível conversar com alguém sobre meus sentimentos e emoções nesse momento?
  • Eu estou me cobrando demais e passando dos limites do que tenho para dar em busca de ser uma mãe perfeita?

Bom, não se trata de ser só raiz ou só nutella. Mesmo que eu queira eu não consegui, até hoje, ser só nutella. Não estou disponível o tempo todo, não tenho energia suficiente, minha paciência acaba, na maioria das vezes estou sozinha e não tenho a quem recorrer quando estressei de vez. Aqui não estou defendendo que tudo bem ser agressiva às vezes, mas constatando que eu não dou conta.

*perfil do vídeo citado, no instagram: @andressareiis

Autor: Ana Luiza Laurentino

Autor: Ana Luiza Laurentino

Ana Luiza é mãe do Ezequiel, pinta, canta, dança e apóia a luta pelos direitos dos animais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.