Mães trabalhadoras são as mais afetadas pela crise durante o Coronavírus

Matéria do The Guardian mostra que as mulheres mães estão sendo as mais afetadas pela crise do coronavírus no Reino Unido.

Sem creches e escolas, metade das mães que trabalham não estão conseguindo voltar ao trabalho, de acordo com uma pesquisa que expõe a escala da crise de cuidados infantis no Reino Unido.


O governo foi acusado por parlamentares de ambos os lados da divisão política de ignorar e marginalizar as mulheres em sua resposta à pandemia do coronavírus. A pesquisa revelou que a falta de assistência à infância teve um papel importante na perda de empregos de quase metade das mulheres despedidas desde o início da pandemia.

A pesquisa também mostra que, nos últimos quatro meses, 67% dos trabalhadores foram forçados a reduzir a carga horária devido à falta de acesso a creches, 60% tiveram dificuldades com o fornecimento de creches e 45% não possuíam os cuidados infantis necessários durante o verão. Das 1.756 trabalhadoras grávidas que responderam à pesquisa, 30,5% foram suspensas de forma incorreta, recebendo instruções para tirar licença médica ou iniciar a licença de maternidade mais cedo.

“O fracasso em tirar o acesso à assistência infantil do cerne da política do governo arriscou pôr as mulheres de volta à década de 1970”, disse Caroline Nokes, a deputada conservadora que preside o comitê de mulheres e igualdade. Ela chamou a falta de uma única referência aos cuidados infantis no mini-orçamento de verão como “chocante”.

“As necessidades específicas das mulheres não estão na agenda de ninguém no momento”, disse ela. “Para se manter firme na igualdade de gênero neste momento, você precisaria de motivação e ambição reais, mas não estamos vendo ninguém entender isso”.

Essa falta de foco pode ter consequências terríveis para o futuro poder aquisitivo das mulheres, disse Tulip Siddiq, do gabinete paralelo para crianças e primeiros anos. “É como um retrocesso para a idade das trevas”, disse ela. “Parece que estou batendo minha cabeça contra um muro. Este não é um gabinete que ouve mulheres.”

O questionário – que reuniu respostas detalhadas de quase 20.000 trabalhadoras em 48 horas – foi um “pedido de ajuda”, disse Joeli Brearley, fundadora do grupo de campanha “Grávida, então ferrada”, que realizou o trabalho. Metade das mulheres questionadas disse que a falta de assistência à infância teve um impacto negativo na forma como foram percebidas ou tratadas no trabalho.

“As necessidades das mães trabalhadoras foram completamente ignoradas durante esta pandemia e, como muitas outras alertaram, agora estamos vendo que elas são as primeiras a serem dispensadas quando os empregos são cortados – as mães são o bode expiatório para a contração econômica”, disse ela. 


“A crise no setor de cuidados infantis vem crescendo há anos, mas agora está em um ponto de ruptura – e sem essa infraestrutura social vital, voltaremos à década de 1950 muito, muito rapidamente”.

Um relatório do Office for National Statistics mostrou que os pais eram quase duas vezes mais propensos a serem liberados (13,6%) do que aqueles sem filhos (7,2%), enquanto as mulheres passavam uma média de uma hora a mais por dia em tarefas de creche do que os homens durante o confinamento.

De acordo com a pesquisa “Grávida, então ferrada”, que questionou as mães que trabalham:

• 72% trabalharam menos horas devido à falta de assistência infantil.

• 15% foram despedidos ou estavam afastadas, com 46% destas citando a falta de assistência infantil como o motivo.

• 81% precisavam de assistência infantil para poder fazer seu trabalho remunerado, mas apenas 49% possuíam a assistência necessária.

• 11% das mulheres grávidas foram despedidas ou se espera que sejam – destas, 57% eram mulheres negras grávidas.

• 74% das mulheres que trabalham por conta própria tiveram seu potencial de ganho reduzido devido à falta de acesso aos cuidados infantis.

Com especialistas alertando que milhões de trabalhadoras poderiam ser excluídas da recuperação econômica do coronavírus por causa de uma crise nos cuidados com as crianças, um grupo de ativistas, sindicatos, thinktanks e fornecedores formaram a Coalizão por uma Melhor Assistência à Criança, na tentativa de forçar o governo a produzir um grande pacote de resgate para a indústria.


As lutas no setor antes mesmo da pandemia estão bem documentadas. De acordo com a Aliança dos Primeiros Anos, um em cada quatro fornecedores teme o fechamento dentro do ano, um número que aumenta para um em cada três nas áreas mais desfavorecidas. Embora os primeiros anos da assistência à infância parecessem ser incluídos no “fundo de recuperação” de 1 bilhão de libras do governo para o setor educacional – ele foi removido de um comunicado de imprensa revisado.

A nova pesquisa também revela uma espiral descendente – 33% das mães empregadas perderam acesso à creches e escolas por causa dos custos desde março, enquanto o número de mães que trabalham por conta própria era de 44%. Isso coloca as trabalhadoras que cuidam de crianças, cuja grande maioria são mulheres, em risco de serem excluídas da força de trabalho, disse Neil Leitch, executivo-chefe da APA.

“Trata-se de uma crise criada pelos homens que tem um enorme efeito desproporcional sobre as mulheres”, disse ele, acrescentando que “97% da força de trabalho dos primeiros anos são mulheres e seus meios de subsistência e futuros estão em risco por causa do fracasso do governo em assumir a liderança e fornecer o financiamento de transição e de longo prazo que o setor precisa para sobreviver. ”

“Existem 13 milhões de pais que trabalham no Reino Unido e precisam de cuidados infantis acessíveis, nos quais possam confiar para desempenhar sua parte na recuperação”, disse ela. “Simplesmente, a assistência infantil precisa ser considerada como infraestrutura econômica, com o investimento condizente.”

O esquema de licença do governo – que foi ampliado para permitir que as empresas concedam licenças para os trabalhadores por motivos de cuidado infantil – terminará em outubro. No entanto, os empregadores deverão pagar uma parcela maior dos salários dos trabalhadores a partir de agosto, o que deixará as trabalhadoras particularmente vulneráveis aos cortes neste verão, disse Sian Elliott, diretora de políticas de igualdade de mulheres no Congresso da União dos Comércios.

“Estamos observando a reversão de décadas de progresso na igualdade das mulheres no local de trabalho, uma ampliação das disparidades salariais entre homens e mulheres e das disparidades entre pensões – estamos apenas registrando enormes problemas para o futuro”, disse ela.

Um porta-voz do Departamento de Educação disse que o governo estava fornecendo segurança para creches e babás ao “bloquear a compra” de creches pelo resto do ano no nível financiado antes do coronavírus, independentemente de quantas crianças comparecessem. “Isso fornecerá segurança financeira para creches e babás, o que significa que eles podem continuar a fornecer os cuidados infantis de alta qualidade necessários aos pais quando voltarem ao trabalho”, disse o porta-voz.

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.