Mantenha a sanidade

A quarentena é um desafio para todos, e o maior talvez seja manter a sanidade em meio ao caos. 

Acredito que muitas de nós nesses últimos dias estejamos com a ansiedade a mil. Um aperto no estômago ou no peito, a falta de apetite ou o exagero dele, pouca paciência e muito tempo dedicado a jornais e noticiários. É natural que em  momentos de crise, como está sendo a epidemia do coronavírus, nós voltemos nossa atenção toda para isso. Com a quarentena, muitas de nós se viu precisando trabalhar em casa com os filhos fora da escola, muitas vezes sozinhas. É duro manter a sanidade mental com tanta coisa acontecendo, e praticamente presas em casa. Mas é necessário. Por isso, separei algumas dicas que podem ajudar durante o auto isolamento:

1- Não se cobre tanto

Muitas de nós se cobra muito quanto a criação dos filhos. É natural, pois desejamos o melhor para os pequenos, não é? Mas durante o isolamento, não se cobre tanto de ser uma mãe perfeita, cheia de ideias incríveis para fazer com as crianças como você viu a influencer X fazendo. Nós damos o nosso melhor, mas as vezes o nosso melhor tá cansado e sobrecarregado. Relaxe, as vezes um pouco mais de televisão ou deixar a criança fazer bagunça vão ser necessários para um equilíbrio maior no lar. E isso leva para o 2º ponto…


2- Lembre-se: As crianças também estão passando por isso

Imagina como não é para as crianças de repente se verem privadas dos passeios que estavam acostumadas? Da escola, ou creche? Muitas vezes passando o dia inteiro em espaços reduzidos? Sem dúvida para eles também é muito difícil, ainda mais por as vezes eles não conseguirem entender por que estão nessa situação. A nossa dose de paciência com eles precisa dobrar, triplicar. Deixe-os inventar brincadeiras, e fazer brincadeiras que não costumam fazer dentro de casa. Que tal jogar bola no corredor? Brincar de piscina no banheiro? As crianças não tem tantas preocupações quanto nós adultos, entrar no universo deles também pode nos ajudar e ficar mais tranquilas. Uma sugestão é esse post do blog com várias idéias do que fazer com as crianças:


3- Fique um tempo sem ver notícias

Dica de jornalista em formação: Pare de ver notícias o tempo inteiro. Isso nos deixa mais instáveis ainda. Não deixe a televisão ligada o dia inteiro no noticiário. Separe momentos para ler as notícias. A dica que dou é assinarem a newsletter do MEIO, veículo de comunicação digital que todos os dias de nos manda um resumo das notícias. É o suficiente para se manter informada sem surtar. Se você precisa de mais, separe horários do seu dia para ver as notícias. Não fique o tempo todo ligado. Aliás… 

4- Desconecte-se da internet.

Não fique o tempo inteiro no celular. Sendo nos portais de notíciais, ou nas redes sociais, ficar tanto tempo conectado faz muito mal e compromete a nossa sanidade mental. Todas as redes sociais hoje estão voltadas para o assunto do coronavírus, a gente já sabe o que vai ver. Memes, notícias, notícias falsas. Tudo isso contribui para criar um cenário de maior instabilidade. Desconecte-se, use esse tempo de forma produtiva. 


5- Divida as tarefas

Se você está em isolamento com seu ou sua cônjuge, ou mãe, ou alguma rede de apoio, aproveite para dividir as tarefas. Cada um fazendo um pouco, todos se apoiam e isso até fortalece a unidade da família. Se você é mãe solo, e está sozinha com as crianças, receba um abraço apertado aqui a distância. Como diz o lema da maternidade: Vai passar. Tente envolver as crianças nas tarefas, e novamente, não se cobre tanto. Vai passar.

6- Tenha um tempo para si

Depois que as crias já foram dormir, ou enquanto estão com as outras pessoas, tire um tempo para você. Seja com uma massagem, limpeza de pele, ou leituras, ioga, meditação, o que for. Tenha um tempo para você. Ele é essencial. Se as crianças estiverem acordadas, e tiver um cômodo mais isolado na casa, use-o. Se não, o banheiro pode ser ótimo também. Se cuide. 

Eaí, como está sendo o isolamento? Conta pra gente nos comentários. 

Por fim, muita força para todas nós. É um momento desafiador, mas sairemos fortalecidas disso tudo. Tomem cuidado, cuidem dos seus, lavem as mãos e não saiam de casa. Vai passar. 

Autor: Cheyenne Vieira

Autor: Cheyenne Vieira

Cheyenne é estudante de jornalismo, mãe do Ernesto, trabalha com fotografia e na comunicação da Dona Chica Slingueria. Está no Instagram @cheyenne.vieira

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.