Quem tem um amigo tem tudo

Quem tem um amigo tem tudo, canta Emicida. [dê o play e leia o artigo curtindo a música]

Tem um filósofo estoico que dizia que se tirarmos a amizade da vida seria como tirar o sol do mundo. O tema da amizade permeia os melhores conselhos dos maiores filósofos. Desde o Antigo Egito a Pitágoras ou Confúcio. Vamos encontrar muitas referências ao valor da amizade.

Se filosofia não estiver no seu campo de interesse, ainda, podemos mergulhar nos grandes exemplos de amizade que a literatura e o cinema nos presenteia. Emília e Narizinho, Mônica e Magali, Cebolinha e Cascão, Os Karas, Harry e Ron, Hermione e Gina entre tantos outros.

A amizade genuína é tão admirável que nos encanta inclusive quando acontecem em reality show, quem não gostava de ver a leveza e carinho na relação que Rafa, Manu e Thelminha construíram durante o BBB 20? E isso se repetiu nas edições seguintes, Juliette, Camila e João no BBB 21 e os “meninos da Disney”  nessa última edição.

Quantas boas lembranças você recorda na companhia de gente boa e do coração brilhoso? Quem tem amigos nunca está sozinho. Valorize as amizades de vocês. Já usei isso em um poeminha:

valorizem as amizades

de vocês

aos que sou mais

próxima, contem comigo

aos que me afastei,

desculpa, saibam que os

guardo no coração

aos que se afastaram,

tudo certo, e espero que

estejam bem

valorizem as amizades

de vocês

AMARINE, Clara

JUN/2020

Aliás, me disseram uma vez que a solidão é uma ilusão. Não existe isso de ficar só, porque mesmo que você pense ou se sinta sozinha, estará na sua própria companhia.

Isso pode parecer redundante ou até mesmo incoerente, mas se trata de um tema mais profundo. É na verdade uma bela tentativa de trocar a perspectiva da solidão pela da companhia de Si mesmo.

Si, em maiúscula, pois me refiro a Alma companheira. A essência humana mais profunda que transcende a personalidade de cada um. Tomar consciência dEla é um processo de cultivo diário de autocuidado e autoconhecimento.

Podemos ter a tendência de não sermos muito gentis conosco, mesmo tratando amizades e amores da melhor forma possível. Isso não é muito inteligente de se fazer.

“Trate as pessoas como você gostaria que te tratassem”, cresci ouvindo minha mãe dizer essa frase e até então nunca tinha reparado no poder e na profundidade que ela carrega.

Se quero que me tratem com gentileza, devo ser gentil com os outros e comigo também.

Se quero que me tratem com respeito, devo ser respeitosa com os outros e comigo também.

Se quero que me tratem com amor, devo ser amorosa com os outros e comigo também.

Se quero que confiem em mim, devo confiar e ser confiável para com os outros e comigo também.

Conversar com gentileza, respeito, amor e confiança com você mesma é um aprendizado para a vida. Uma necessidade diária de aprender a sermos mais livres conosco mesmas. Na intenção de conquistar cada vez mais clareza nos sentimentos, pensamentos e emoções.

Não será um trabalho fácil, vai exigir esforço, paciência, perseverança e constância. Mas, há que dar um primeiro passo para o centro de Si, e no dia seguinte, outro passo, e outro e assim caminha-se e constrói seu próprio destino.

Todo caminho terá cruzamentos com vidas alheias que geraram atrito, ou verá que tem companhia ao lado, a sua frente e pessoas que estão atrás. Nesse grande exercício de viver e conviver, quem tem um amigo tem tudo. Compartilha o bom, o feio e o belo do mundo.

Artigo de opinião. Caso você discorde de algo ou queira acrescentar outro ponto de vista, vou gostar de saber.

Fiquem a vontade pra me enviar seus comentários no meu e-mail nuna6costa@gmail.com ou via DM no Instagram @nuna_costa

Foto destaque: Aline Viana Prado via Pexels

Autor: Nuna Costa

Autor: Nuna Costa

Nuna Costa é aprendiz de filósofa, poeta, compositora, jornalista, encadernadora e criadora de conteúdo. Está no Instagram @nuna_costa

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.