Como ajudar a quem precisa?

O que de fato podemos fazer nessa pandemia para ajudar a quem mais precisa? É muito cruel a realidade de muita gente no contexto atual, mas se lamentar apenas, não ajuda ninguém. Cuide-se. Se você é alguém que possui esse privilégio de ter tempo, saúde e um pouco de disposição, faça aquilo que te faz bem. Assim você tem mais chances de poder ajudar alguém quando essa pessoa precisar. E se você é a pessoa que precisa de ajuda, peça! E é importante saber estar dos dois lados… Dessa forma nos ajudamos, nos reerguemos, nos apoiamos e nos fortalecemos.

Enxergar os meus privilégios, não tem a finalidade de eu me sentir mal ou envergonhada porque “afinal, tem tanta gente em situações muito difíceis e eu aqui, reclamando”. Mas sim, pode servir como um impulso pra querer estar melhor, com a intenção de ter melhores condições mentais e emocionais quando alguém precisar. Claro que não é simples assim e temos altos e baixos, o que é natural. O que eu quero dizer é num sentido mais amplo, de buscarmos viver o que realmente faz sentido pra nós.

Há aquele caminho que a gente sente que faz sentido e diz: “Sim! É por aqui.” E claro que adaptações precisam ser feitas devido ao contexto pandêmico. Mas acredito que mesmo em meio ao caos externo, existe o caminho que a gente sente que deve trilhar, que diz respeito a fazer o que faz nosso coração vibrar. E pode parecer que precisam ser coisas grandiosas ou notáveis, que agora por exemplo, você vai finalmente ser aquela grande ativista e ajudar a salvar o planeta, rs! Mas não. Aquele velho clichê de que a felicidade está nas coisas simples é real se você for verdadeira(o) consigo.

Eu tenho um desafio muito grande com o meu emocional. Um dos desafios de estar vivendo esse momento de pandemia é justamente o de cuidar das minhas questões ainda tão imaturas e das minhas feridas, pra estar mais forte. Forte por mim mesma e por todas e todos. Há tantas formas de ajudar, certamente cada pessoa tem alguma. Pra quem tem o hábito, existe a oração. Pra quem sente que seria bom uma ajuda terapêutica, que comece a fazer terapia. Pra quem tem condições materiais, contribua com campanhas. Pensar em si e priorizar a sua melhora não é egoísmo, é pensar no todo.

Que não nos acomodemos achando que não podemos fazer nada. Que façamos o nosso melhor, e o melhor de cada ser é distinto. Há sempre por onde começar e exercitar a humildade para seguir nos ajuda a sermos mais humanas e humanos.

Autor: Ana Luiza Laurentino

Autor: Ana Luiza Laurentino

Ana Luiza é mãe do Ezequiel, pinta, canta, dança e apóia a luta pelos direitos dos animais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.