Como montar uma lista de higiene para o bebê

Nós que já passamos pela fase de um bebê recém-nascido sabemos que a chegada é acompanhada por várias preocupações e sempre existe aquele receio em estar fazendo algo errado. Na verdade, cá entre nós, são poucas as vezes que temos certeza de que estamos fazendo tudo certo. Mas essa pressão toda e como se aliviar dela, podemos deixar para um outro post, certo? 

A lista do que preparar antes do nascimento do bebê é extensa e as informações sempre são muitas, visto que o mercado se atualiza muito rápido, sempre surgindo com novos produtos e estudos. Aqui a gente acredita que o básico é sempre o que funciona melhor, principalmente pros recém-nascidos que precisam apenas de produtos que cuidam e hidratam, sem grandes devaneios e gastos exorbitantes. 

Importante tem em mente que a pele do bebê ainda é uma camada fina, delicada e sensível e o indicado é sempre utilizar produtos adequados e testados dermatologicamente, oftalmologicamente e que sejam hipoalergênicos. Mas, ainda assim, cada pele é única, e o que funciona para alguns bebês, pode não funcionar para outros. Então, é sempre importante observar o seu bebê e como ele ficou em contato com alguns produtos. 

Afinal, quais itens são indispensáveis e que serão usados com frequência?

Sabonete

Seja em barra ou líquido, opte por produtos que sejam neutros. Dentro do que experimentei aqui em casa, os líquidos são bem mais práticos e duravam bem mais que os sabonetes em barra.  Alguns são ‘da cabeça aos pés’, o que ajuda muito não tendo tantos produtos na bancada, visto que pode ser usado também no couro cabeludo.

Uma boa escolha do produto traz o cuidado necessário para que seu bebê fique o menos exposto possível dos germes, bactérias e vírus indesejados. 

Hidratante

Hidratar a pele do bebê após o banho e todos os dias é super importante, visto que a pele é mais sensível e ficam mais suscetíveis ao ressecamento. Meu filho tem a pele bastante alérgica e isso produzia um ressecamento excessivo, o conselho que a pediatra nos deu na época foi optar por banhos mornos, rápidos e com hidratantes bem levinhos que fossem sem perfume. 

Quando for escolher qual usar no seu bebê, veja se o hidratante tem bastante água na composição. Aqueles cremes corporais, que quase parecem manteigas, não ajudam a pele do bebê em nada.

Fraldas

Eu tentei as fraldas de pano, mesmo aquelas mais modernas, mas por aqui foi um caos. Pra algumas pessoas super funcionam e as estampas são umas mais lindas que a outra, o que as tornam irresistíveis, não é? Por aqui, acabei cedendo pras fraldas descartáveis por vários motivos, não só pela praticidade. O que te aconselho nessa escolha é ponderar o seu tempo e, principalmente, a sua rede de apoio. Um bebê recém nascido demanda muita energia dos cuidadores e por vezes, a gente realmente não dá conta de lavar fraldas de pano e os cuidados necessários que elas precisam pra não proliferar bactérias e mofo.

Se você for fazer um chá de fralda, leve em consideração pedir ao menos duas marcas que são hipoalergênicas e que poucos bebês tem reação alérgica. Imagina só pedir só uma marca e seu bebê apresentar assaduras ou alergias justamente com elas? Então, opte por duas ou três marcas na hora de pedir aos convidados.

Pomadas

O medo do bumbum assado segue sendo um dos maiores entre todos os cuidadores de bebês. Realmente, quem já presenciou um bebê com fortes assaduras sabe o quando dói o coração ver o sofrimento deles.

As pomadas previnem as assaduras, deixando a pele do bebê sempre hidratada. A dica é intercalar o uso e não deixar o bebê em contato com o xixi ou cocô por muito tempo, essa fase as excreções são bem ácidas, o que aumentam a probabilidade de causar irritações na pele. E, sempre secar bem todas as dobrinhas após o banho.

Importante tem em mente que essas pomadas não operam milagres e que uma correta higienização faz a diferença:

Óleo mineral, algodão e água

Como citado acima, a parte da higienização correta do bumbum do bebê é crucial para que não apresente vermelhidão e até mesmo as assaduras mais graves.

A melhor forma de fazer isso é utilizando produtos naturais como o algodão e água morna. O óleo mineral puro é ideal pra quando o bebê faz cocôs que sejam mais difíceis de retirar. Com esses itens você não precisa utilizar os lenços umedecidos nessa primeira fase e conseguem deixá-los bem limpinhos.

Lenços Umedecidos

É mais um caso de amor e ódio por aqui. Sabemos que ele é cheio de toxinas que não são boas para os bebês, só que ele é um produto prático pro dia-a-dia de quem vive na correria e, principalmente, pra quem tem bebês maiores. A gente sabe que chega um momento que o lenço umedecido serve pra limpar mão, pé, mesa, cadeira… o que tiver sujo pela frente vai ter uma mãe passando um lencinho atrás, não é?

Eles são bem polêmicos, só que cada realidade é uma e de início, se ele for o que melhor encaixa pra você, tente comparar as marcas e em quais delas tenham menos itens em sua composição. Algumas marcas que estão começando no mercado já vendem lenços mais naturais e que são boas opções de uso.

Kit para unhas

Essa parte amedronta e as queixas sempre são “as unhas são tão pequenas” ou “tenho medo de cortar a pele”, só que esse pequenos vivem a se arranhar quando estão com as garrinhas grandes e todas semana precisa fazer essa manutenção pra que eles não se machuquem. A dica é pressionar o seu polegar sobre as unhas dos pequenos, caso sinta que está afiada, é hora de cortar.

É super fácil encontrar os kits que possuem cortadores, lixas e tesourinhas. Você pode testar o que te passa mais segurança na hora de fazer essa higienização. Por aqui, o que mais funcionou nos primeiros dias foi passar a lixa, mas logo passamos pra tesourinha por ser bem mais prática. Um bom conselho é sempre buscar um momento tranquilo, com bastante luz e que o bebê esteja dormindo pra facilitar e não te causar tanto medo.

 

Por fim, o maior conselho de todos é observar as necessidade do seu bebê e ir adaptando a sua rotina. Com o tempo a gente vai pegando o jeito e o que melhor funciona. Não se preocupe, você não está sozinha!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Ana Paula Martins

Autor: Ana Paula Martins

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.