Já ouviu falar da Disciplina Positiva?
Ela busca educar as crianças com firmeza e gentileza, desenvolvendo senso de responsabilidade, autonomia, cooperação e respeito por si e pelos outros. O intuito de toda educação é formar adultos bem-sucedidos, porém o termo “bem-sucedidos” aqui é definido da seguinte maneira: “cidadãos felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade”.
A Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Apresenta o caminho da meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis.
Jane Nelsen, autora da Disciplina Positiva lista 7 habilidades a serem desenvolvidas pela criança:
1 – “Eu sou capaz”;
2 – “Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário”;
3 – “Eu posso influenciar as coisas que acontecem comigo”;
4 – Desenvolver autodisciplina e autocontrole;
5 – Habilidade de trabalhar com os outros;
6 – Capacidade de lidar com os limites e consequências da vida cotidiana;
7 – Habilidade de usar a sabedoria para avaliar as situações.
Dá pra perceber que nós mesmos não tivemos a oportunidade de desenvolver todas elas, por isso essa nova forma de educar passa por educar a si e aos filhos!
Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os “erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”. Os adultos podem e irão errar, o foco deve então ser dado em reparar esses erros e propor soluções. Todos aprendemos observando, então o exemplo respeitoso do adulto é primordial.
Criar filhos é isso mesmo, autoconhecimento e aprendizado todos os dias.
0 comentários