Enxoval para Bebê: Mantas e Tapetes, o que Indicamos?

bebê enrolado em uma manta simples

Na hora de montar o enxoval do bebê, é fácil se perder em meio a tantas opções disponíveis no mercado. Mas a verdade é que o bebê precisa de muito menos do que imaginamos. Optar por poucos itens de qualidade e ir sentindo quais as necessidades do seu bebê e de sua família é a chave para garantir que cada peça seja utilizada e evitar acúmulo de coisas inúteis.
A seguir, confira algumas dicas que o blog da Dona Chica preparou para você escolher de mantas e tapetes.

Cueiros, mantas e cobertores: Dicas para escolher

Cueiros são aqueles paninhos maiores e mais grossinhos que as fraldas brancas. Um cueiro simples flanelado ou de malha serve para muitas coisas! Cobrir, forrar, enrolar o bebê fazendo o charutinho ou swaddle, aquela contenção que acalma o bebê. Não há necessidade de comprar cueiros especiais, comercializados como “swaddle”, qualquer cueiro ou mantinha simples funcionam e você já sai da maternidade com alguma enfermeira te ensinando a enrolar o bebê com ele.
Se o seu bebê for adepto do charutinho, qualquer paninho servirá, e os mais simples acabam sendo mais versáteis e mesmo que você não enrole o bebê poderá usá-lo para forrar alguma superfície, cobrir o bebê na cadeirinha de carro, carrinho, berço, entre outros.

Paninhos e cueiros de 80x80cm podem ser úteis

Tenha alguns desses paninhos, cueiros ou mantas, de flanela ou malha de algodão, uma boa medida é 80 x 80cm.
Já para cobertor e mantas mais grossas, depende muito da estação do ano e do local em que o bebê irá nascer. Se está quente, mantas mais leves, de flanela ou malha de algodão serão suficientes. No frio, microfibra, soft ou lã, sempre melhor forrar com algodão por baixo, serão mais usadas durante o dia, aquela história, “quando bater um ventinho”.
À noite tem que vestir o bebê de forma adequada, não será a manta ou cobertor que irá esquentá-lo.
É importante que os tecidos sejam anti alérgicos e de boa qualidade, para não irritar a pele do bebê, para muitos a lã pode não dar certo. Nossa dica é ter algumas de início, bebê de verão, cerca de 3 mantinhas de malha ou flanela, e apenas uma mais quente, e ir avaliando conforme o uso se sente necessidade de mais. Para bebês que nascem no frio você pode garantir algumas a mais.

Tapete para bebê: item versátil e maravilhoso

O tapete para bebê pode ser super versátil e útil em diversas situações desde o nascimento do bebê. Especialmente se escolher um tapetinho leve, compacto, fácil de lavar e de carregar por aí. Estes modelos são parecidos com uma manta fofinha ou edredom, porém os tapetinhos para bebê costumam ser impermeáveis, para segurar a umidade da grama de um parque, por exemplo, ou mesmo para serem limpos mais facilmente. Não há necessidade de ser um tapete de atividades, com brinquedos pendurados, pois acaba perdendo a versatilidade e praticidade.

Tapete para bebê mapa mundi

De preferência a tapetinhos mais simples

O tapetinho mais simples dá pra usar desde recém nascido, seja para tomar um sol em áreas externas, para rolar ou deixar o bebê de bruços e até forrar para a troca de fraldas – ótimo se você escolheu um tapete impermeável 😉 .
À medida que o bebê cresce, o tapete continua sendo um ótimo companheiro, proporcionando um espaço para brincar e até mesmo para fazer refeições, evitando uma grande bagunça. Além disso, ele pode ser levado facilmente para passeios ao ar livre, como parques e praças, piqueniques ou praia, garantindo que o bebê possa explorar o mundo e se divertir.
Lembre-se: menos é mais quando se trata do enxoval do bebê. Priorize a qualidade, a praticidade e a versatilidade das peças. Dessa forma, você estará garantindo o conforto e a proteção necessários ao seu bebê, sem acumular excessos.

Na loja Criaturas, parceira da Dona Chica, tem modelos lindos de tapetes de bebê que recomendamos você dar uma olhadinha. Além dos tapetes serem leves e fáceis de dobrar, são impermeáveis, coloridos e ainda tem a cordinha para enrolar e prender na bolsa. Criaturas tem também várias opções de mantas, lençóis e cueiros. Vale a pena conferir.

 

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.