Práticas de autocuidado para começar hoje

Hábitos de autocuidado para melhorar sua saúde

A maternidade nos exige muito, tanto que podemos cair no completo esquecimento de nós mesmas, como mulher, por isso as práticas de autocuidado podem ser a sua salvação neste momento. Infelizmente, a gente se cobra o tempo todo e ainda sofre com a pressão e desamparo de uma sociedade onde o machismo impera. Por isso, temos que buscar dentro de nós, antes de qualquer outra fonte, a força para seguir aprendendo a ser mulher-mãe. 

Ninguém está 100% preparada para enfrentar circunstâncias como as transformações físicas e psicológicas de uma maternidade ou crises externas como essa pandemia que impactam a nossa rotina e nosso emocional. Mas, você pode escolher encarar tudo isso como um desafio e uma oportunidade de se conhecer melhor, de viver o presente, de se amar e cuidar muito, e claro, encontrando e formando a sua rede de apoio e cooperando com o seu círculo.

Mas então, o que é autocuidado?

Demorei para compreender o real significado de autocuidado, mas quando parei para refletir, no valor e poder que tem, olhar para si e se sentir bem com o que enxerga no espelho, pude ter uma visão mais clara das coisas. O corpo e a mente se transformam muito durante a gravidez, carregar uma vida é privilégio e sacrifício, porque envolve lidar com sentimentos que nem passam pela sua cabeça que você sentiria na vida. E a responsabilidade pela educação deste ser humano, que foi ou está sendo gestado, é sua também. No melhor dos cenários você tem um parceiro(a) que embarca realmente junto, mas essa não é a realidade da maioria das mães. A verdade é que os meses da gravidez e mais os primeiros meses de puerpério nos transformam demais. O cabelo sem lavar, a falta de tempo até para escovar os dentes, a nova rotina completamente inesperada, a solidão e a incerteza. Aqui passou, criança cresceu, mas parece que tudo voltou agora com essa quarentena. 

Só por esse contexto, que nem preciso render muito, afinal provavelmente é a sua realidade também, a maior reflexão que tiro é que: diante dos meus sonhos e dessa vida nova que depende muito de mim para crescer um ser humano melhor, se eu nao estiver bem comigo mesma, se eu não tiver saúde física, emocional, mental e espiritual como que faço para viver e lidar com tudo isso e ainda criar um ser humano bom?  Então, para mim, autocuidado não é egoísmo, é na verdade um ato de amor próprio e altruísmo, é saber ser justa com você mesma. Tentar tirar nem que sejam 5 minutos diários para um hábito simples como cuidar da pele terá um impacto enorme na sua vida, se você tiver constância e saber o seu ritmo.

São pequenas atitudes e mudanças que você fará aos poucos e a partir da sua realidade. Neste artigo não quero te ensinar nada, apenas sugerir práticas de autocuidado que você pode fazer a partir de hoje. Vamos de lista com 8 dicas, e aposto que pelo menos umas 3 você já faz!

8 práticas de autocuidado que você deve começar hoje

1. Movimente o corpo 

Frequentar a academia, fazer aulas de dança ou praticar esporte individual ou coletivo. Mas, e a quarentena? Uma palavra: adaptação. Por exemplo, pular corda, dançar, exercícios de alongamento que você consegue fazer na sua casa mesmo. O que você precisa é colocar o seu corpo em movimento e ter consciência de cada parte dele. Exercitar traz mais energia e quantidades generosas de endorfina são liberadas no seu organismo, o que significa mais momentos de bem estar e plenitude.

 

2. Alimente-se bem 

Buscar uma nutricionista para seguir um plano de reeducação alimentar pode ser mais fácil que você imagina e altamente benéfico para a sua saúde. Quem sabe você não começa a acompanhar uma nutricionista online mesmo e aproveita os conteúdos com receitas usando alimentos naturais e mais nutritivos. Muita gente tem falado em aumentar o consumo de fibras pro bom funcionamento do intestino nesses dias mais parados. Fique bem atenta aos alimentos que te fazem bem e evite os que você sabe que vão te fazer mal. A regra é equilíbrio e isso vale pra vida toda. 

3. Ritual do sono

Uma boa noite de sono é revigorante, nem todo mundo precisa das 8 horas recomendadas, tem gente que fica bem com menos e convenhamos, ser mãe é sinônimo de sono desregulado. O problema é que isso durante anos é péssimo para a sua saúde, a dica é criar um pequeno ritual para dormir, pode ser um banho seguido de um chá quentinho ou uma leitura leve. Deixar o quarto escuro e desligar o celular ajudam muito.

4. Busque o ócio criativo 

Ócio tá difícil, mas a criatividade pode vir do caos também. Aprender habilidades manuais como artesanato, pintura, bordado e por aí vai podem te conectar com um sentido de trabalho diferente do que estamos acostumados a viver. Descubra novos prazeres! Os diferentes tipos de artesanato estimulam principalmente a atenção e imaginação. Sem contar que é um exercício prático de criatividade. 

5. Limpar emoções e sentimentos – parte I

Está se sentindo pra baixo? A música e o teatro/cinema podem te animar. Ver ao vivo é sempre mais emocionante, mas com os diversos streamings que existem no mercado, opção é que não falta, em casa também. 

6. Limpar emoções e sentimentos – parte II

Ter um hobby é maravilhoso. Fazer algo simplesmente movida por gostar do que está fazendo sem esperar retorno imediato. Seja uma coleção de cartões postais, desenhar ou aprender um instrumento musical. Descubra o seu e crie seu momento com ele.

7. Ler e escrever 

Para clarear a mente, uma boa leitura e o hábito da escrita sobre como foi seu dia são excelentes práticas de autocuidado. Quando se tem um diário é como se você estabelecesse um diálogo direto com seu passado, presente e futuro. E nossa rotina pede uns minutinhos só pra nós para quebrar o ritmo e seguirmos em frente.

8. Meditação 

Independente da sua religião a meditação é uma das práticas de autocuidado que você vivenciará os efeitos a longo prazo. No início vai parecer muito fácil, depois você vai achar difícil e pode ficar até impaciente, mas as descobertas que se faz quando praticamos a meditação são únicas.

Enfim, são muitas oportunidades que você coloca e decide de acordo com o que você vive. Se está pensando que tem que fazer tudo o que indiquei acima, relaxa, o objetivo como eu disse antes, é te dar algumas ideias, bem longe de cobrança. Eu mesma não faço tudo isso, mas o que faço posso te garantir que é revigorante.

Você tem alguma prática de autocuidado que não citei? Consegue adaptar algumas delas para um período de quarentena como o que estamos passando? Comenta aqui pra gente ampliar esse conteúdo e me diz o que achou! Não deixe de assinar nossa newsletter, conferir a lojinha e acompanhar nosso Instagram.

Autor: Bruna Carvalho

Autor: Bruna Carvalho

Mãe do Valentim e da Dona Chica 🙂

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.