Receitas para fazer com as crianças durante a quarentena

Crianças estão sempre com fome, né? Nada melhor que aproveitar a quarentena para fazer várias receitas junto com os pequenos.

Por causa da pandemia do coronavírus, muitas de nós estamos em quarentena junto com nossas famílias.  Se ficar trancado dentro de casa o dia inteiro já é difícil pra gente, imagina para as crianças? Elas que tem TANTA energia? É desafiador, e muitas vezes cansativo e estressante, é verdade. Assumo que estou até sonhando com os brinquedos da pracinha, e aposto que o meu filho também.
Mas sabemos que o isolamento é necessário e vital para frear essa epidemia, por isso é importante tentar fazer desse tempo um tempo tranquilo, feliz e divertido para as crianças, e para a gente também. 

Pensando nisso, trouxe aqui algumas receitas simples e fáceis para fazer junto com as crianças.

Meu filho adora me ajudar na cozinha, fazemos várias receitas juntos. Quando ele era menor,as vezes eu colocava ele na chicachila e cozinhava com ele ali grudadinho em mim. Agora, com um ano e nove meses, ele pega a sua cadeirinha, sobe em cima dela e vem me ajudar a quebrar ovos, mexer a massa de bolo, e até descascar alhos. 

As crianças gostam de repetir em forma de brincadeiras o que nós adultos fazemos. O “trabalho” da criança é brincar, e brincando elas treinam pra a vida adulta. 

Então vamos tentar algumas receitinhas deliciosas para os pequenos? 

As três primeiras receitas são da chef de cozinha Bruna Leite. Ela é mãe de gêmeos, e mostra no seu instagram o dia a dia com eles, além de várias receitas maravilhosas.

 

Pizza de Couve Flor

Para fazer a massa, você vai precisar de:
300g de couve-flor crua
100g queijo parmesão ralado
2 ovos
100g de farinha de trigo (aproximadamente)
Comece processando a couve-flor até virar uma farofa. Leve toda essa farofa em um bowl ao micro-ondas e aqueça por 7 minutos com um papel toalha por cima. Deixe esfriar e misture o parmesão e os ovos. Use a farinha para dar o ponto da massa desgrudar das mãos, se necessário. Aí é só formar as mini pizzas (rende umas 24 mais ou menos) e levar para assar por 15 minutos. Aqui nesse ponto você pode congelar o excedente. O que for servir, é só colocar a cobertura da sua preferência e assar por mais 10 minutos!

Cookies Clássicos

2 ¼ xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
⅔ colher de chá de sal
1 xícara de manteiga amolecida
1 xícara açúcar demerara
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de gotas de chocolate ou granulado
.
Comece misturando na batedeira a manteiga com o açúcar. Adicione então os ovos e a baunilha e bata mais um pouco. Aos poucos adicione a farinha, bicarbonato e sal, e misture com as mãos. Por último o chocolate. Forme bolinhas com as mãos e leve para assar em forno pré-aquecido a 190 graus por 12-15 minutos.
.
Importante: ao retirar do forno, espere 5 minutos antes de mexer neles, ainda estarão moles.
Eles ficam mais durinhos conforme esfriam! 

Pão de Abóbora

1 pacote fermento biológico
¼ xícara açúcar demerara
½ xícara creme de leite morno
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de chá de sal
2 ovos
1 xícara de purê de abóbora
4 xícaras de farinha de trigo
.
Alimente o fermento misturando ele na metade do açúcar e creme de leite. Espere 5 minutos e misture todos os outros ingredientes. Sove a massa até ficar lisa. Faça uma grande bola e coloque para crescer já na forma em que assará, untada. Depois de 1 hora, separe a massa em 16 bolinhas e coloque novamente na mesma forma. Deixe crescer por mais 1 hora. Leve ao forno pré-aquecido a 160 graus por 30 minutos ou até dourar em cima! Deguste quentinho! 

A próxima receita é do perfil no Instagram @nossolanchinho

Biscoito de maça e canela

🍎1 Maçã sem sementes, picada em cubinhos;
🍎2 xícara de farinha de aveia;
🍎1/3 de xícara de castanha de cajú triturada;
🍎1 xícara de uva passa;
🍎1 colher de café de canela em pó;
🍎3 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor;
🍎1 colher de café de fermento em pó.

Em um processador de alimentos misture a farinha de aveia e as castanhas. Depois acrescente o restante dos ingredientes uma a um e triture até virar uma massa moldável. Modele os biscoitos na mão mesmo ou espalhe em uma bancada e estique com um rolo e corte com cortadores específicos.
Dispor numa forma forrada com papel vegetal. Assar os biscoitos por 15 a 20 minutos.Retirar do forno e deixar esfriar.
.

E aí, o que acharam das receitas? Tem alguma dica de cozinha para a quarentena? Conta pra gente nos comentários!

As crianças também podem não entender os motivos por não poder sair. Aqui, temos um post que conta uma estória inspirada na Pedagogia Waldorf, para ajudar os pequenos a aceitar esse período de reclusão.

Também temos um post com várias ideias de brincadeiras para fazer com as crianças em casa aqui.

Por fim, aproveitem esse tempo com as crianças. Sei que estamos todas passando por um momento muito difícil, e que a reclusão pode ser estressante, mas as crianças podem inclusive nos ajudar a fugir um pouco desse mundo caótico. Aproveitem esses momentos, vamos transformar esses tempos sombrios em boas lembranças para o futuro. 
Autor: Cheyenne Vieira

Autor: Cheyenne Vieira

Cheyenne é estudante de jornalismo, mãe do Ernesto, trabalha com fotografia e na comunicação da Dona Chica Slingueria. Está no Instagram @cheyenne.vieira

Postagens Relacionadas

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. O dia das crianças está chegando... | Blog da Dona Chica - […] Receitas para fazer com as crianças durante a quarentena […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.