O dia das crianças está chegando…

Outubro já chegou e quem é pai e mãe já sabe que vem dia das crianças por aí. 

O mês mal começou e muitas crianças já estão sendo bombardeadas de propagandas sobre os brinquedos e objetos de consumo mais desejados. Nós também já estamos pensando, se bobear desde início de setembro o que é que vamos dar pra cria.  

Como toda data comemorativa, o importante pro mercado é lucrar em cima do nosso emocional.  

A gente até pensa “poxa, melhor presença que presente, eu sei, mas um presentinho, uma lembrancinha, que mal tem?” Lembramos dos nossos dias das crianças quando éramos novinhos, e pronto, logo estamos navegando na internet, ou buscando em lojas físicas ideias de presentes. E ficamos num misto de culpa e vontade de comprar o mundo pra esse serzinho que tanto amamos.  

Não sei você, mas eu luto diariamente contra a vontade de consumir, e quando compro algumas coisas por impulso fico pensando que elas não valiam tanto, ou pior, que era poucas coisas afinal, e eu queria mais e mais. Pois é, também fui uma criança um tanto consumista, e sinto que depois de me tornar mãe e descobrir os milhões de produtos que existem disponíveis pra mães e bebês, eu também fiquei um pouco mais. O importante pro mercado é inventar mais e mais coisas pra gente consumir, mas essas coisas no final das contas, não preenchem o lugar do afeto, do cuidado e da atenção.  

A ideia desse post não é dizer NÃO COMPRE NADA, mas sugerir formas mais sustentáveis de consumo, e também dar ideias de atividades além de presentes, pra fazer com as crianças.  Vamos lá?

Dedique o dia pra criança:

Muitas vezes nos aniversários, festas de final de ano, datas comemorativas no geral, acabamos gastando boa parte do tempo organizando os preparativos, arrumando casa, fazendo comida…. O dia das crianças não costuma ser uma festa tão grande quando um Natal, então aproveite pra dedicar o dia de atenção pra criança. Peça comida pronta, ou então vá pra cozinha junto com seu filho, façam algo especial, uma comida que se torne uma lembrança feliz quando ele for grande. Aqui temos algumas indicações de receitas para fazer com as crianças:

Evite os brinquedos de plástico:

90% dos brinquedos que existem no mundo são feitos de plástico. O consumo excessivo de plástico traz sérios danos ambientais para o planeta. A pesquisa Infância Plastificada, feita por um grupo de estudos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostrou que, de 2018 a 2030, será produzidos apenas no Brasil, mais de 1 milhão de toneladas de brinquedos de plástico. Isso é insustentável para o planeta, e não precisamos de tudo isso. Repensar as formas de consumo é fundamental pra nossa geração e para as novas que estão chegando. Aliás, mais que fundamental, é urgente. 

Dê preferência por brinquedos sustentáveis:  

Brinquedos de madeira são uma ótima pedida. De tecido, ou mesmo de marcas que produzem brinquedos feitos a partir de plástico reciclado. São muitas ideias.  

Ou faça você mesmo um brinquedo:

Mais uma oportunidade de envolver a criança numa atividade bacana, que ensina concentração, manualidades e consciência ambiental. Fazer brinquedos a partir de objetos que antes iriam pro lixo, é uma bela liçao pras crianças.   

Compre de pequenos produtores:

Na sua cidade com certeza deve ter as artesãs que fazem bonecas, fantoches e outros brinquedos de pano, marceneiros que fazer brinquedos de madeira e por aí vai. É algo que costuma ser bem fácil de encontrar, e ainda incentiva e valoriza os pequenos produtores.  

Certo, já falamos bastante de brinquedos! Vamos para outras dicas?  

Se for passear, tome todas as medidas de segurança: 

A pandemia ainda não acabou né, gente?  Sei como ficar em casa tanto tempo trancado em casa com uma criança pode ser quase enlouquecedor, rs, e algumas saídas as vezes são necessárias pra nossa saúde mental, e para a das crianças também. Se forem passear, escolham locais ao ar livre, longe de aglomerações. Sempre com máscara e alcool gel.  

Se você é do time #ficaemcasa, também tem várias opções:   

Que tal uma sessão pipoca em casa? Aqui no blog temos algumas indicações de filmes: 

Podemos organizar uma gincana, uma caça ao tesouro, e também tem jogos de tabuleiro, de adivinhação ou até um campeonato de video game. Também tem uma vasta programação de lives com shows infantis, contação de histórias e por aí vai. O importante é estar com a criança presente, e soltar a imaginação.  

E por último, lembre-se da importância do compartilhar:  

Vamos dar brinquedos? Demais! Toda criança gosta de brinquedos, né? Talvez o seu filho tenha uma família enorme e ganhe vários presentes de dia das crianças. Então aproveite a data pra ensinar à cria a importância do dividir, de se desfazer de algo que já não tem mais uso, de compartilhar com quem tem menos. Sempre que chega data comemorativa e sei que meu filho vai ganhar presente, já separo uma sacola enorme de brinquedos pra doação. Vou conversando com ele, que temos muitas coisas e é importante dividir com outras crianças, que tem criança que não tem brinquedo e vai ficar muito feliz com os que estamos dando.  

Lembre-se também que não é o brinquedo que vai fazer a criança feliz, mas a presença, o afeto e a atenção. Vamos guardar mais boas lembranças e menos objetos, e criar crianças com mentalidades menos consumistas e mais afetivas e solidárias.  

Autor: Cheyenne Vieira

Autor: Cheyenne Vieira

Cheyenne é estudante de jornalismo, mãe do Ernesto, trabalha com fotografia e na comunicação da Dona Chica Slingueria. Está no Instagram @cheyenne.vieira

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.