Sobre férias e telas – Conteúdo infantil com dicas de músicas, podcasts e canais no Youtube voltados para crianças

Férias escolares estão aí e queremos ver as crianças brincando muito ao ar livre, passeando, viajando, bebês explorando esse mundão e a Dona Chica está aqui pra te ajudar com nossos slings e a Chicachila 😉

Nas férias passadas fizemos nosso “Manifesto por uma infância livre“, aqui mesmo no blog. Mas a gente sabe também que ficar por conta das crianças 24h por dia e por quase 2 meses não é tarefa fácil! Mesmo sabendo da importância do brincar livre e da influência negativa que o uso de telas (smatphones, tablets, vídeo games, TV etc) podem ter no desenvolvimento e comportamento das crianças (veja aqui as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria), em muitos momentos elas parecem ser a única alternativa para que consigamos dar conta de tudo, não é mesmo?

Aqui em casa a gente procura optar por música, praquele relax,  pras crianças e pros pais, nada melhor que música para salvar! Ouvimos bandas infantis, mas também muito Beatles, Mutantes, Secos e Molhados, e outros clássicos. Temos escutado também muitos podcasts de histórias infantis, essa descoberta é mais recente pra gente, então aceitamos dicas! E para momentos que a tela funciona melhor (já que não conseguimos escapar delas), procuramos sempre por conteúdo de qualidade.

Ô tarefa difícil! Basta alguns minutos procurando conteúdo infantil no YouTube e a gente vê que a grande maioria é de péssima qualidade e cheeeeeeia de propaganda infantil. Netflix pode ser outra opção, mas menos pessoas têm acesso.

Ao longo da jornada de maternidade guardamos dicas preciosas de bandas infantis e canais no YouTube, voltados para crianças e sem publicidade. Aqui vão algumas dessas dicas pra gente usar com responsabilidade e qualidade essa tal tecnologia!

 

Bandas infantis:

Trupicada – Banda de Juiz de Fora com quem temos um verdadeiro caso de amor <3

Grupo Triii – Música, brincadeiras e muita cultura popular brasileira.

Palavra Cantada – Clássico é clássico! E o canal da banda no Youtube tem muito conteúdo!

Tiquequê – “Era uma vez um gigante, gigante do passo grande, do nome enoooorme…” Sucesso total!

Fadas Magrinhas – Ritmo e essa delícia de sotaque Pernambucano!

 

Podcasts:

“Radio Maritaca” AMAMOS ESSA!!! Ouvir rádio com as crianças traz toda uma memória afetiva e é uma delícia acompanhar a expressão imaginativa nos rostinhos e olhinhos atentos dos pequenos. “Eu sou a Maritoca e a Maritaca está no ar…” O programa é transmitido pela Radio Vozes em São Paulo, mas você consegue também acompanhar pelo canal no Youtube, através de um app próprio ou via Podcast!

“Histórias de Pai para Filha” por Pablo Uchoa – Seleção espetacular de clássicos infantis: muitos títulos de Ruth Rocha, passando por Chico Buarque, Cecília Meireles e Oscar Wilde.

“Coisa de Criança” com Thiago Queiroz – Paizinho, Vírgula. Feito para crianças curiosas… e adultos também!

Animações, Canais no Youtube e Netflix:

O Júlio do Cocoricó, TV Cultura, tem um canal no YouTube e manda muito bem! “Por que tem algumas pessoas que só cuidam da vida dos outros, hein? Onde tá escrito que só meninas podem usar rosa? E que azul é cor de meninos? Que coisa chata!”

“Que monstro te mordeu?” Outro sucesso da TV Cultura também com canal no Youtube.

“Cordel Animado” diretamente de Pernambuco com contação e cantação de cordéis e cantigas para crianças, com a poeta e cordelista Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio. Pena que tem poucos vídeos novos, esperamos que continuem o projeto, meninas!

Outro canal maravilhoso de contação de histórias é o da também pernambucana Carol Levy.

“Kiriku e a Feiticeira” Ao saber que a vila onde mora na África está sendo ameaçada por um ser maligno, Kiriku decide lutar contra a força do mal.  Vários episódios em português disponíveis no YouTube.

“Big Fish & Begonia” Belíssima obra com raízes na filosofia chinesa, disponível na Netflix

“Beat Bugs” também na Netflix, conta as histórias de um grupo de insetos a partir de canções dos Beatles.

“Daniel Tigre”  Vários episódios disponíveis no Youtube e Netflix. Este pequeno tigre e sua turminha ensinam demais sobre empatia, controle das emoções e diversidade. E as crianças amam!

 

Esperamos que gostem! E quem tiver dicas de bandas, filmes, canais no Youtube e Podcasts para as crianças, não deixe de nos contar!

Boas férias!

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. O dia das crianças está chegando... | Blog da Dona Chica - […] Sobre férias e telas – Conteúdo infantil com dicas de músicas, podcasts e canais no Youtube… […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.