Diferença entre canguru ergonômico e comum

mãe e bebê no canguru

Como saber se um canguru para bebê é ergonômico?

Quando começamos a pesquisar sobre carregadores de bebês, logo descobrimos que existem alguns modelos que não são indicados pra uso, pois não são ergonômicos, não são confortáveis para quem vai carregar e podem inclusive ser prejudiciais para a postura e desenvolvimento do bebê. Então, como diferenciar um carregador ergonômico de um canguru comum? 

O bebê fica sempre virado para quem carrega

Nos carregadores ergonômicos o bebê fica sempre de frente para quem o carrega, seja na frente do corpo ou nas costas.

O bebê de costas pra quem carrega não é uma posição anatômica, pois os corpos não se encaixam. Esta posição não distribui bem o peso do bebê, não transmitindo conforto para o bebê e menos ainda para quem carrega a criança.

bebê no sling

Apoio de joelho a joelho 

Um carregador ergonômico deve ter apoio que vá de joelho a joelho, pois assim o bebê não fica pendurado e o seu peso será melhor distribuído. Sem apoio de joelho a joelho, o bebê fica pendurado pela virilha prejudicando o desenvolvimento do quadril. As pernas do bebê se chocam com as de quem o carrega, sendo impossível carregar bebês maiores.

Em um carregador ergonômico, as perninhas do bebê devem ficar em formato de M.

posição correta do bebe no sling

Altura adequada 

Em um carregador ergonômico, o bebê deve ficar numa altura e distância adequada do corpo de quem carrega.

O ideal é que ele fique numa altura em que o adulto consiga beijar a cabecinha do bebê sem fazer muito esforço. A altura do bebê é um fator importante, pois o bebê muito baixo irá deslocar o centro de gravidade do adulto, deixando o carregar desconfortável para o bebê e principalmente para quem carrega. 

bebê na posição ideal do sling

Distribuição de peso 

O peso do bebê deve ser distribuído corretamente no corpo de quem carrega para não sobrecarregar os ombros e as costas. Um carregador ergonômico deve ter pontos de distribuição de peso nos ombros, cintura e alto das costas. Isso fará com que carregar um bebê não seja desconfortável para quem carrega, mesmo quando a criança já for maior ou mais pesada.  É importante também que o carregador tenha alças largas e acolchoadas. 

mãe carregando bebê no canguru ergonômico

Na Dona Chica todos os nossos carregadores são ergonômicos e existem diversos modelos para vários gostos e faixas etárias. Qual é o seu favorito? Nos conta aqui nos comentários! 

 

Autor: Cheyenne Vieira

Autor: Cheyenne Vieira

Cheyenne é estudante de jornalismo, mãe do Ernesto, trabalha com fotografia e na comunicação da Dona Chica Slingueria. Está no Instagram @cheyenne.vieira

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.