Todo dia é dia da criança

Outubro é um mês especial, todos os meses são, mas esse tem um dia específico para celebrarmos com as crianças.

Pode até ser uma data com fins lucrativos, assim como a maioria das datas comemorativas nos dias atuais, porém podemos escolher como nos relacionar com elas de forma mais simples, natural e viva.

Talvez você pense que “todo dia é dia da criança” ou “todo dia é dia das mães”, sim, até concordo. Essas efemérides marcam datas especiais e comemorá-las faz com que reflitamos pontos importantes a respeito daquilo que estamos dedicando o dia ou o mês.

Portanto, quero trazer neste e-mail um pouco sobre as múltiplas infâncias brasileiras. Cada uma com as suas particularidades, uma criança indígena, nordestina, negra, sulista, a que vive nas metrópoles e capitais ou a que vive nas zonas rurais. Cada uma tem importância e potência ao experimentar e se lançarem no mundo. Deixemos as crianças serem crianças!

Como valorizar as muitas infâncias brasileiras? Respeitando suas experiências, tradições e diversidade no brincar, compartilhando suas histórias, aprendendo com elas a descoberta de um mundo novo, simples e maravilhoso.

Crianças nos ensinam tanto! Você que é mãe me compreende bem, basta olhar pra sua cria. Com as múltiplas infâncias brasileiras, a diversidade e riqueza cultural, temos muito o que aprender.

Finalizo com indicações de projetos que valorizam a pluralidade e riqueza cultural das infâncias brasileiras:

Acompanhem o perfil do Projeto Infâncias brasileiras que é um projeto de pesquisa, registro e reflexão sobre a vida das crianças pelo país, coordenado pela escritora Gabriela Romeu.

A segunda indicação é o perfil Afroinfância que trabalha cursos e conteúdos para uma educação afrocentrada.

E o já conhecido Território do Brincar  espaço de pesquisa e difusão da cultura do brincar.

Autor: Bruna Carvalho

Autor: Bruna Carvalho

Mãe do Valentim e da Dona Chica 🙂

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.