Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

Consciência Negra é sobre resgate da memória de um povo, aliás, vários povos porque África é plural, um continente inteiro rico e diverso. Sobre resgate da História dos povos africanos para além da diáspora e escravidão. É falar sobre a potência da ancestralidade da pessoa negra, cosmovisão, filosofia, as formas de organização social, os contos, a estética. Lembrar também da resistência e contribuição cultural na constituição da sociedade brasileira e das Américas.

Deixo aqui a indicação de um clube de leitura para as crianças, o Clubinho Preto, e mais dois livros imprescindíveis para qualquer adulto.

Pequeno Manual Antirracista por Djamila Ribeiro: Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Racismo Estrutural por Silvio Almeida: Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro “Black Power”, apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

Não canso de indicar também o artigo de Guaraciara Gonçalves, sobre Criação com Apego, publicado originalmente em seu blog Preta Materna e que você pode ler aqui:

Ainda em nosso blog, temos várias indicações de livros infantis:

E você, tem alguma indicação de livro ou material sobre sobre representatividade e cultura negra? Conta pra gente aqui nos comentários!

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.