Falando sobre coronavírus com crianças pequenas

Um guia da Unicef para falar sobre o Coronavírus de maneira simples, clara e tranquilizadora, além de abordar as emoções que as crianças podem sentir na primeira infância.

Sabemos que para as crianças pode ser muito difícil lidar com o isolamento e quarentena. Muitas vezes, elas não entendem o que está acontecendo. Por isso, a Unicef produziu um guia super didático sobre como conversar sobre o coronavírus com as crianças pequenas. Olha só:

Por que tantas pessoas estão falando sobre algo chamado coronavírus?

O coronavírus é um tipo de vírus que pode fazer as pessoas ficarem doentes.

Os vírus são organismos tão pequenos que você não pode vê-los, só podem ser vistos com lentes muito especiais para observar pequenas coisas. Por ser tão pequeno, o vírus pode facilmente entrar no corpo e fazer com que as pessoas se sintam doentes.

Os coronavírus são um tipo de vírus que se chama assim porque parecem ter coroas.

Os coronavírus existem há muitos anos, mas recentemente apareceu um novo membro na família dos coronavírus chamado “coronavírus 2019” que ninguém conhecia!

Então, estamos aprendendo como ele viaja entre as pessoas e o que faz dentro de nossos corpos para nos fazer sentir doentes.

Ele é muito famoso porque é novo!

O coronavírus pode entrar no meu corpo?

Sim. Mas não voa sozinho. Para viajar, você precisa ir de uma pessoa para outra. Isso é chamado de “contágio”, que é a maneira como o vírus é transmitido de um corpo para o outro.

O coronavírus não pode ir muito longe, portanto, para viajar, usa as seguintes maneiras:

Ele pode pular de mão em mão quando as pessoas cumprimentam ou tocam. 

Portanto, é importante lavar as mãos com água e sabão durante a duração de uma música inteira. Eles também podem ser lavados com álcool gel.


Nos próximos dias, se alguém vier cumprimentá-lo, você poderá acenar com a mão sem tocá-lo. Sua saudação pode ser tão afetuosa com gestos e um sorriso!

Ele pode viajar nas gotículas de saliva que pulam quando conversamos, tocamos ou espirramos.

 Se você vir alguém tossindo ou espirrando, fique longe, para que as gotas não cheguem até você. 

E o que acontece se entrar no meu corpo?

Você pode se sentir um pouco mal, como quando está resfriado. Você pode ter febre, tosse e ficar com a sensação de que está demorando um pouco para respirar.

Mas, como em outras épocas em que esteve doente, depois de alguns dias você se sentirá melhor e poderá brincar novamente! 

Quase todo mundo depois de alguns dias se sente bem novamente.

As pessoas que cuidam de você o manterão seguro e protegido

Os adultos estão assistindo as notícias sobre o novo coronavírus. Eles estão aprendendo a cuidar de você e protegê-lo para que você esteja bem.

Se você se sentir doente, os adultos cuidarão de você para que você possa melhorar em breve.

E se você esteve com alguém que ficou doente por causa do coronavírus, talvez precise ficar alguns dias em casa, mesmo que esteja se sentindo bem. Dessa forma, eles poderão cuidar melhor de você se você começar a ficar doente e impedir que o vírus continue a viajar para outras crianças.

Também pode acontecer que por alguns dias você não consiga ir à creche ou à pré-escola. Você pode não gostar disso, mas é importante porque é uma maneira de ser protegido para que você não seja infectado.

Nesse meio tempo, muitos cientistas trabalham para impedir que o vírus viaje e procuram vacinas para que todos fiquemos protegidos.

Converse com os adultos que cuidam de você e faça todas as perguntas que você tiver.

Esse material faz parte do guia da Unicef para conversar com crianças pequenas sobre o coronavírus. Você pode baixar o guia completo, com atividades para os pequenos aqui.

Também temos ideias de atividades para fazer com as crianças durante o isolamento aqui, aqui e aqui .

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.