Vozes do Campo – Emancipação da trabalhadora rural contra a violência doméstica

Nem sempre percebemos quando uma mulher está sendo vítima de violência doméstica. Muitas escondem as marcas no corpo, mas as piores marcas saltam do olhar que arrasta o fardo da dor, contradizendo sorrisos.


A violência doméstica ocorre de diversas formas e os mecanismos de defesa precisam ultrapassar a barreira da dependência.
Vozes do Campo busca compreender como o ciclo da violência é mais difícil ainda para as mulheres do campo e das florestas, pois os mecanismos de denúncia e defesa nem sempre estão disponíveis para elas. Não adianta gritar se não há vizinho para ouvir. Em diversas localidades não há torre de telefonia, internet ou energia elétrica.


Para sair de uma situação de violência a mulher precisa estar emancipada por completo, ter uma rede de apoio e saber que não é culpada. Sua profissão como trabalhadora ou produtora rural precisa ser reconhecida, remunerada e seu corpo respeitado não apenas como seu, mas como parte de seu “eu”.


O livro Vozes do Campo apresenta relatos dolorosos de mulheres que passaram por anos de violência, e discute também formas de organização e emancipação. Orienta a necessidade de políticas públicas eficazes no combate a violência, porém as políticas que vão muito além da segurança pública. O livro mostra que o problema rural é estrutural e estruturante e chama a atenção para uma luta antiga, que é a luta pela terra. O avanço do latifúndio, bem como o abandono da população rural propiciou problemas que refletem na vida da mulher. O êxodo rural esvaziou o campo isolando pequenas propriedades e a falta de oportunidade de estudo e emprego têm levado os jovens a migrarem para a cidade, deixando a mãe sozinha com o pai também dentro de casa.
Esta é uma reflexão que cabe a toda a sociedade. Sim, é um problema nosso.

Giza Alexandre

É fundadora do Coletivo Negro Mestre Ambrósio e militante da causa da mulher rural e da erradicação do trabalho infantil. Mineira, filha de trabalhadores rurais, já foi  empregada doméstica e trabalhou  como servente na construção civil. Formou-se técnica em enfermagem e atualmente cursa Administração Pública. Além de estudos sobre a  profissão de Enfermagem e sobre as mulheres do MST, publicou vários contos, crônicas, poemas e escreveu duas peças e um roteiro de cinema. 

É criadora de conteúdo do Canal Giza Didática no YouTube. 

O livro pode ser encontrado direto no site da editora Kotter:

https://kotter.com.br/loja/vozes-do-campo-giza-alexandre/

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.