Eu lembro que quando meu filho nasceu, tinha dias (e noites) que chorava sem parar, e eu acabava escutando mil e um palpites sobre os motivos do choro. É cólica, é frio, é calor, é sono, é fome. Mas uma coisa é fato: bebês choram.
Bebês choram e essa é a forma que eles tem de se comunicar. Nem sempre todo choro é falta de alguma coisa. Nesses momentos, o mais importante é manter a calma e focar em passar segurança e acolhimento para acalmar o seu bebê. Isso faz parte e acredite em mim, vai passar. Existem algumas dicas gerais que podem ajudar o bebê a ficar mais confortável e ir se acostumando com esse novo mundo aqui fora da barriga. Essas e outras dicas você encontra no blog da Dona Chica.
Como acalmar seu bebê
1. Use um sling
Quando colocamos o bebê no sling, a posição em que ele fica lá dentro, conhecida como “sapinho” é a mesma que ele ficava quando estava dentro do útero. Além disso, o contato pele a pele ajuda demais a acalmar e dar a sensação de proteção e acolhimento que o bebê precisa, ajudando ele a relaxar. Além disso, carregar o seu bebê no sling também pode ajudar com as cólicas, com o refluxo e com o sono do bebê. Aqui nesse post falamos mais sobre isso.
2. Evite muitos estímulos com o bebê
Se o bebê passa muito tempo em lugares agitados e barulhentos, se tem contato com telas, ou mesmo se são oferecidos muitos brinquedos de uma vez para ele, tudo isso pode contribuir para desregular o bebê e deixá-lo irritado. Ser hiper estimulado também pode afetar o sono do bebê. Esse também é um dos motivos pelos quais nós não indicamos carregar o bebê virado pra frente no sling.
3. Experimente o ruído branco
Muito barulho não dá, mas tem um tipo de barulho que os bebês amam! O ruído branco. Ele combina e oscila várias frequências para atingir um som que mascara outras que possam estar atrapalhando. Com esse som o bebê se recorda do útero e dos batimentos cardíacos de quem o gestou. Ele ajuda no sono e na concentração e também pode ser muito benéfico e relaxante para os adultos.
4. Banho de ofurô
Ou o famoso banho de balde! Eles costumam ser muito relaxantes pro bebê. O bebê fica em um espaço restrito, mais apertado, e isso gera uma sensação de segurança na hora do banho. Da mesma forma que enrolamos o bebê no coeiro em um casulo, o banho de ofurô segue essa mesma ideia, de deixar o bebê mais apertadinho. Ajuda demais os bebês a relaxarem e torna a hora do banho mais tranquila e relaxante. Outra opção também é tomar banho de chuveiro junto com o bebê. Além de ser um momento de contato pele a pele, também pode ajudar muito o bebê a se acalmar.
5. Faça uma massagem no bebê
Se a gente adora um spa, imagina os bebês! É banho de ofurô, massagem relaxante, uma delícia. Existe uma massagem indiana para bebês muito famosa chamada Shantala, que massageia pontos e partes do corpo do bebê que o ajudam a relaxar e também podem aliviar as cólicas. Se pesquisar no YouTube se acham vários tutoriais ensinando algumas técnicas. Massagear o bebê também ajuda o bebê a relaxar e promove um contato pele a pele, tão importante para eles.
E você, tem alguma dica para acalmar um bebê? Conta pra gente aqui nos comentários!
0 comentários