Chicachila Evolutiva | Como montar o canguru ergonômico ajustável da Dona Chica

canguru ergonomico chicachila

A Chicachila Evolutiva é o canguru ergonômico ajustável da Dona Chica Slingueria.

Através de ajustes simples, ela acompanha o crescimento dos bebês desde os 3 meses até 3 anos!

Veja aqui como ajustar e seja muito feliz com sua Chicachila!

 

Ajustes para bebês menores (3 ou 4 meses)

O painel deverá ficar mais ESTREITO e CURTO.

chicachila-evolutiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Solte o velcro do cinturão, diminua a largura do painel e volte a fixar o velcro. O ideal é que a largura do painel seja a mesma medida da abertura da perninhas do seu bebê, de um joelho ao outro, quando está em posição de sapinho (posição fisiológica e ergonômica para se carregar).

canguru-ergonômico  canguru-ergonomico

 

mochila-ergonomica

2 Diminua a altura do painel regulando a fivela de ajuste, na parte superior do painel próximo às alças. Este ajuste também favorece a posição de sapinho, pois ao encurtar o painel, você também acaba levantando mais os joelhos do bebê. Outra possibilidade para manter a posição sapinho, com as pernas do bebê formando um M perfeito, é se prender o cinturão da chicachila bem alto na cintura, logo abaixo dos seios. Assim se forma um assento mais profundo que costuma garantir uma ótima posição para o bebê.

 

 

 

 

mochila-ergonômica

3 Conecte a extremidade de cada alça aos cadarços extras que ficam no cinturão. A sua chicachila provavelmente já chegou montada assim. As alças acolchoadas devem permanecer presas aos engates do cinto durante os meses iniciais de uso (3 ou 4 meses)

 

 

 

 

 

 

carregador-canguru

4 Recolha e guarde com o elástico os cadarços e engates que ficam nas laterais do painel. Muita gente gente não entende a função desses cadarços, por ter dois engates iguais nas extremidades. Eles não foram feitos para fecharem um ao outro. E sim para trocar a posição das alças futuramente, quando o bebê estiver sentando (5 ou 6 meses em diante).

 

 

 

 

 

mochila-evolutiva-dona-chica

5 As alças conectadas ao cinturão deixam o painel livre, favorecendo a curvatura natural das costas do bebê. Costas em C e perninhas em M é a posição adequada para se carregar um bebê. A cabeça do bebê deve estar à altura de um beijinho.

 

Atenção: as alças extras do cinturão devem ser usadas apenas nos meses iniciais, com limite de peso máximo de 7,5 kg. Estas alças são apenas para favorecer o arredondamento das costas do bebê nos primeiros meses de seu desenvolvimento. Se seu bebê já tem mais de 7,5kg mude a posição das alças para a lateral do painel. Isso dará mais conforto para o bebê e melhor distribuição de peso para quem carrega.

 

 

Ajustes para bebês maiores (5 ou 6 meses em diante)

O PAINEL deve ficar gradualmente MAIS ALTO E LARGO, acompanhando o crescimento do bebê.

mochila-ergonomica-dona-chica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Para isso, solte o velcro do cinturão, aumente a largura do painel e volte a fixar o velcro na largura da abertura das perninhas de seu bebê, de joelho a joelho.

mochila-ergonômica-dona-chica   carregador-ergonomico-dona-chica

 

carregador-ergonômico-dona-chica

2 Aumente a altura do painel regulando a fivela de ajuste, na parte superior do painel, próximo às alças. O ideal é que mesmo em bebês maiores o painel chegue à nuca do bebê, dando maior suporte o que também ajuda na melhor distribuição do peso.

 

 

 

 

 

 

carregador-canguru-dona-chica

3 Desconecte as alças do cinto e as conecte às laterais do painel. As alças presas às laterais do painel deixam o bebê mais próximo do corpo de quem carrega, o que também melhora a distribuição do peso. Quanto mais próximo o bebê estiver, menor deslocamento do centro de equilíbrio de quem carrega.

 

 

 

 

 

 

chicachila-dona-chica 4 Recolha e guarde no cinturão os cadarços e engates que saem do cinto e eram usados para bebês menores. Esses cadarços não serão mais usados daqui pra frente, a menos que seu bebê ganhe um irmãozinho mais novo 🙂

 

 

 

 

 

 

 

canguru-ergonomico-dona-chica

5 As alças ligadas ao painel dão maior suporte e distribuem melhor o peso. A coluna também deve apresentar certo arredondamento ao carregar crianças maiores. Mas é natural que elas assumam uma postura cada vez mais ereta conforme se desenvolvam.

 

 

 

 

 

 

 

Confira o resumo no vídeo abaixo. Para qualquer dúvida, não deixe de nos escrever por email ou deixar seu comentário no blog. Para conhecer as estampas da Chicachila Evolutiva, slings ou outros produtos, acesse nossa loja online: www.donachicasling.com.br.

 

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente no contato@donachicasling.com.br
Ou no Whatsapp: (35)98832-0397

Autor: Bruna Carvalho

Autor: Bruna Carvalho

Mãe do Valentim e da Dona Chica 🙂

Postagens Relacionadas

11 Comentários

  1. Evelyn

    Meu bebê tem 4 meses e 7 dias e pesa 7,5kg,
    Devo ajustar a alça no cinto ou na lateral do painel?

    Responder
    • Bruna Carvalho

      Oi Evelyn, desculpa a demora. Ajusta na lateral do painel devido o peso dele. Abs.

      Responder
  2. Regina Cássia Cardoso

    Obrigada pela detalhada explicação sobre o uso da chicachila. Acabei de pagar o boleto, aguardo a aprovação e confirmação do pagamento. E ansiosamente espero por essa lindeza de mochila. Eu tenho uma menina de 5 anos que usou o canguru convencional e eu percebo que a coluna dela ficou prejudicada e ela tem dificuldade em manter uma boa postura. Então para a minha menina mais nova eu decidi comprar a chicachila porque carregar a filhotinha nos braços por muito tempo é extremamente cansativo para nós e desconfortável para ela. Pelo prazo de entrega previsto a chicachila chegará bem na data próxima que a minha filha completará 3 meses. 🙂 Amei todos os modelos, amei o site, o blog, enfim, já sou super fã. 😀

    Responder
    • Patricia

      Olá! Eu tenho um sling dry fit e agora eu ganhei a mochila evolutiva. Meu Bebe está para completar 3 meses. Estou doida para usar pois ela é mais prática, principalmente ao sair de casa, mas a minha dúvida é: porque só a partir de 3 meses?! Algum marco que o bebê tenha que alcançar para usar?

      Responder
      • Cheyenne Vieira

        Boa tarde Patrícia, tudo bem? O ideal é que o bebê já tenha o pescoço mais firme para começar a usar a chicachila evolutiva. Também indicamos que ele já tenha pelo menos 5,5 kgs. Geralmente entre os dois meses e meio e 3 meses a chicachila evolutiva já costuma servir.

        Responder
  3. Flora

    Olá! Eu consigo carregar o bebê na minha frente, mas com ele de frente também (ao invés de virado para o meu peito)? Grata!

    Responder
    • Cheyenne Vieira

      Oii Flora, tudo bem?

      Nós não indicamos carregar o bebê virado pra frente, pois essa não é uma posição ergonômica.

      Nos carregadores ergonômicos o bebê fica sempre de frente pra quem carrega, seja na frente do corpo ou nas costas.
      O bebê de costas pra quem carrega não é uma posição anatômica, os corpos não se encaixam. Não distribui bem o peso, não fica confortável pro bebê e menos ainda pra quem carrega.
      Algumas pessoas até viram o bebê de frente na evolutiva, mas ela não foi feita pra isso, dessa forma vira um canguru comum e não um carregador ergonômico.
      Aqui no blog temos um post que explica isso mais detalhadamente, aqui: https://blog.donachicasling.com.br/por-que-a-chicachila-e-melhor-que-um-canguru-comum/

      Abraços,

      Responder
  4. Flora

    Muito obrigada pela resposta! E eu conseguiria então carregar ela nas costas? Ela tem 1 ano. Grata!

    Responder
  5. Patricia Patrocinio

    Olá! Eu queria saber pq a Chica chila evolutiva do pode ser usada a partir de 3 meses? Tem algum marco importante que a criança tenha que alcançar?

    Responder
  6. Deusa

    Esse post realmente me fez pensar. Obrigado por compartilhar suas ideias.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. canguru ergonômico ou canguru comum - […] Chicachila é nosso canguru ergonômico, você já conhece? Sabe por que ela é MUITO melhor que um canguru desses…
  2. Ajuste das alças laterais da Chicachila Evolutiva | Blog da Dona Chica - […] bebês de 3 ou 4 meses, se deve conectar as alças acolchoadas presas ao cinto, da forma como a…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.