Brincadeiras terapêuticas para fazer na quarentena

O isolamento social em meio a pandemia do coronavírus está sendo difícil pra todos, certamente também para as crianças. Por isso, trouxe aqui algumas ideias simples de brincadeiras e comportamentos para aliviar o estresse familiar.

 

Todos trancados em casa sem poder sair, sempre atentos aos noticiários, e muitas vezes sem paciência para lidar com as crianças, com seus questionamentos e energia acumulada, querendo fazer várias brincadeiras. Ser mãe e pai nessa quarentena está sendo desafiador. Mas ser criança também está. E elas também acabam se estressando e se irritando com o confinamento.

Por isso, nada melhor do que brincar. Para eles, e para nós adultos também, muitas brincadeiras ajudam a liberar a tensão e a relaxar. Elas fazem parte do e-book 20 Brincadeiras Terapêuticas, criado pela pedagoga Vanessa Galvani. Ela, que é educadora há mais de 18 anos, trabalha com educação emocional e tem um canal no youtube maravilhoso onde dá dicas sobre criação e cuidado com as crianças. Para ela:

” Praticar as brincadeiras terapêuticas é uma forma de construir uma ponte com laços emocionais profundos entre pais e filhos.”

Então vamos conhecer algumas dessas brincadeiras?

 

1- Mamãe atrapalhada

Você vai se tornar uma versão atrapalhada de si mesma. Pense em tudo que geralmente faz, e faz bem feito, que nesse momento você não sabe mais como fazer. Você vai derrubar comida da colher, vai tropeçar, vai colocar coisas em lugares errados, vai trocar o nome das coisas e de cores, vai colocar o chinelo no pé errado.

Ou seja, tudo o que a criança faz o dia todo! Para ela é tão frustrante cometer tantos erros enquanto está aprendendo a desenvolver novas habilidades, ela se sente sem poder perto das habilidades incríveis que os adultos têm. Brincar de mamãe atrapalhada, dá a oportunidade da criança liberar todas essas tensões acumuladas sobre tentar fazer as coisas certas o tempo todo, e sobre não conseguir e também sobre ser corrigida quase que o tempo todo. Fora que ela vai gargalhar e se divertir muito ao ver alguém que para ela é tão “perfeito” de repente começar a cometer os mesmos erros que ela.

2- Abraço de Urso

Essa brincadeira é simples e como o próprio nome diz, você vai dar um abraço forte e vigoroso na criança. Você pode avisar antes e ela pode sair correndo e fugir, ou você pode chegar de surpresa e abraçar! Você também pode usar essa brincadeira para dar limites ao seu filho. Porque quem disse que para dar limite você tem que estar séria, ser brava ou autoritária?

Se o seu filho está indo pegar o brinquedo da irmã ou fazer algo que não pode, saia correndo atrás dele e dê o abraço vigoroso. Ele vai gargalhar e esquecer do que ia fazer, porque na verdade a intenção por trás de todo mau comportamento é sempre de uma necessidade emocional: escuta ou conexão, e seja qual for, a criança nessa hora já conseguiu a sua atenção, que era o que ela estava querendo, e logo se esquece do que estava fazendo de errado.

3- Avião

Deite-se no chão, dobre suas pernas em um ângulo de 45 graus e deixe as suas pernas no ar. Com suas mãos, segure o seu filho e o coloque na parte dobrada da sua perna. Segure seus braços e comece então a voar.

No começo você pode somente fazer alguns movimentos com as pernas, depois pode adicionar algumas turbulências e chocalhos sempre avisando a criança antes, e depois de muitas gargalhadas e ela estiver acostumada com essa brincadeira, adicione também algumas turbulências surpresas.

4- Tapete Mágico Voador

Essa brincadeira é idealmente realizada com dois ou quatro adultos, mas também pode se brincar sozinho com uma criança pequena o suficiente ou um adulto bastante forte. A criança deita-se sobre o cobertor e os adultos agarram os quatro cantos, tomam-se no ar e correm ao redor. Pode ser uma surpresa emocionante para a criança, quando não consegue ver o que está acontecendo.

5- Guerra de travesseiros

O melhor travesseiro para a pancada é o tipo de dormir, grande e fofo e sem zíper!

As crianças mais novas adoram quando você cai drasticamente depois de ser atingido. Sempre combine sua força com a da criança.

 

E aí, o que acharam das brincadeiras? Você já fez alguma delas? Conta pra gente nos comentários!

O ebook completo da Vanessa Galvani pode ser encontrado aqui.

Nesse post em nosso blog temos mais idéias de brincadeiras para fazer com as crianças durante a quarentena. Também temos esse outro post com ideias de receitas para fazer com os pequenos. Aproveite!

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.