Guia completo: como armazenar o leite materno corretamente

armazenamento de leite materno

Seja pelo fim da licença maternidade, viagem a trabalho, ou qualquer outro motivo que você terá de se ausentar, é importante saber como coletar e armazenar o leite materno, mantendo sua liberdade para amamentar. Acompanhe a seguir.

Recipientes adequados para armazenar o leite materno corretamente

Existem recipientes específicos que são recomendados para armazenar o leite materno, de forma a garantir a segurança e a qualidade do alimento para o bebê. Algumas opções de recipientes adequados são: 

Frascos de vidro

Frascos de vidro com tampas herméticas são uma boa opção para armazenar o leite materno, pois são resistentes, não liberam substâncias nocivas e podem ser esterilizados com facilidade. 

Frascos de plástico

Alguns tipos de plásticos são seguros para armazenar o leite materno, desde que sejam livres de BPA (bisfenol A) e outros compostos químicos que possam contaminar o leite. Procure por frascos de plástico que sejam próprios para armazenamento de alimentos e que tenham tampas bem vedadas. 

Sacos para armazenamento de leite materno 

São sacos plásticos próprios para armazenar o leite materno, disponíveis em farmácias e lojas especializadas em produtos para bebês. Eles são fáceis de usar, possuem marcadores para a data e a quantidade de leite, mas podem ser menos resistentes que os frascos de vidro ou plástico. 

Independentemente do tipo de recipiente escolhido, é importante verificar se ele está limpo e esterilizado antes de cada uso. Além disso, é recomendado armazenar o leite em porções menores (cerca de 60 a 120 ml), para evitar desperdício e para que o bebê consuma o leite em um único momento.

Como coletar o leite materno corretamente?

Se você possui experiência apenas com a amamentação do bebê de maneira comum e não possui experiência em como fazer o processo de coleta do leite materno da maneira correta, não se preocupe. O primeiro passo para iniciar a ordenha é escolher a maneira com a qual você mais se identifica para fazer isso. 

Você pode optar por uma bomba coletora de leite materno, seja elétrica ou manual, ou ainda fazer a ordenha com as mãos. O primeiro passo é fazer a higiene das mãos e das mamas, que devem ser lavadas apenas com água. Utilizando dois dedos ou a palma da mão, faça massagens em movimentos firmes e circulares iniciando ao redor da aréola e progredindo em direção ao corpo. Após a massagem, posicione o polegar logo acima da linha onde acaba a aréola, assim como o indicador e médio logo abaixo da aréola.   

Realize movimentos de compressão e aperte o polegar contra os dedos indicador e médio, repetindo esses movimentos até a saída de leite.

Bomba de extração de leite materno

Você também pode utilizar compressas mornas para ajudar na saída do leite. É indicado que os primeiros jatos ou gotas sejam desprezados para evitar contaminação. Quando o fluxo reduzir bastante, comece a fazer a ordenha no outro seio.
Quando terminar a coleta, feche bem o recipiente e identifique-o com a data e a hora da coleta. Armazene o leite materno na geladeira ou no freezer imediatamente após a coleta. Nunca misture o leite materno coletado em diferentes horários ou dias.

Como armazenar o leite materno corretamente?

Armazenar o leite materno corretamente é fundamental para garantir a qualidade e a segurança do alimento para o bebê. Armazene o leite em um recipiente limpo e esterilizado imediatamente após a coleta. Identifique o recipiente com a data e a hora da coleta, para que você possa utilizar o leite mais antigo primeiro. 

Armazene o leite materno na geladeira ou no freezer, dependendo do tempo que pretende armazená-lo. Evite encher completamente o recipiente, deixando cerca de 2,5 cm de espaço livre na parte superior para que o leite possa se expandir durante o congelamento.

Por quanto tempo o leite materno pode ser armazenado?

Na temperatura ambiente (entre 15 e 25 graus Celsius) o leite materno recém-coletado pode ser mantido por até 4 horas. No entanto, é recomendado armazenar o leite na geladeira ou no freezer o mais rápido possível. 

Na geladeira o leite materno pode ser armazenado por até 72 horas (três dias). É importante lembrar que a temperatura da geladeira deve estar entre 0 e 4 graus Celsius.  No freezer o leite materno pode ser armazenado por até 6 meses. 

Como descongelar e aquecer o leite materno de forma segura?

O primeiro passo para descongelar o leite é colocar o recipiente na geladeira algumas horas antes do uso. Você pode aquecer em banho-maria, colocando o recipiente em uma tigela com água morna (não quente) por alguns minutos, ou com o aquecedor de leite materno. 

Não é recomendado aquecer o leite no micro-ondas ou em panelas, pois isso pode superaquecer e degradar seus nutrientes e criar pontos quentes que podem queimar a boca do bebê.  Agite suavemente o recipiente antes de oferecer o leite para misturar as camadas de gordura, que podem se separar durante o armazenamento.

Como transportar o leite materno adequadamente?

Após armazenar o leite materno, realizar o transporte adequadamente é importante para garantir que ele permaneça seguro e fresco para o bebê. Se você estiver transportando o leite materno em um recipiente, é importante mantê-lo frio. Use um cooler ou uma bolsa térmica com gelo e/ou pacotes de gelo.

Evite deixar o leite materno em temperatura ambiente por mais de uma hora. Se você estiver viajando, use sacolas térmicas isolantes durante o transporte. Verifique as diretrizes da companhia aérea para transportar leite materno em caso de viagens de avião.

O leite materno é um alimento precioso para o seu bebê, por isso, como armazenar o leite materno, deve ser um manual de cabeceira.

Autor: Dona Chica

Autor: Dona Chica

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.