Vênus Uranus e Vênus Pandemus

Vênus Uranus e Vênus Pandemus

Dizer que as mulheres são de Vênus é tão simbólico. Essa deusa do panteão romano tem como correspondente grega a Afrodite, nascida da espuma das águas, a mais bela, o Amor.

Ela representa esses atributos femininos em diversos mitos, mas não se preocupe este texto tem zero pretensão em citá-los ao pé da letra, até porque não conheço todos e são muitos.

As mitologias sempre me fascinaram, os diversos panteões presentes nas antigas e grandes civilizações que vieram antes de nós parecem querer nos dizer algo importante.

Especialmente os mitos de deuses e deusas, busco entende-los, como arquétipos de forças que, nós mortais, também possuímos em latência ou desenvolvimento.

Acho muito poético, por exemplo, Vênus, que com um de seus amantes, Marte (Ares), o senhor da Guerra, dá a luz a Harmoto ou Harmonia. É como se me dissessem que apesar dos conflitos internos que travo com minhas emoções posso harmonizá-las ao unir Amor e Ação.

Mas, hoje, vim dizer que Vênus tem duas caras, como Uranus é celeste, pura e sublime, como Pandemus é mundana, profana e vulgar.

Uma necessita da outra e uma não é melhor que a outra. São estados que a deusa vivencia em um movimento continuo de descida a terra e ascensão aos céus.

Acredito que ao me aproximar dessa deusa posso compreender um pouco mais sobre quem sou.

Vênus Uranus e seus atributos de beleza e amor

Falar dessa beleza e amor celestial não significa romantizar ou gerar o padrão “bela, recatada e do lar” como a única forma de conduta da mulher.

Nada disso! A beleza e amor que emanam desse aspecto de Vênus são a Beleza e Amor como ideia original e atemporal que tocam a alma e que a fazem transcender.

É sobre aprender como mulher a sentir-me bela para mim mesma e a cultivar amor próprio, essas são as primeiras lições que tiro ao me aproximar desta deusa.

Cultuada com diversos nomes e em diversas civilizações dentro da história da humanidade, essa divindade era um poder natural das mulheres que também carregam o mistério da vida.

A vida é o que há de mais divino e luminoso, por esse motivo a mulher é também divina e iluminada.

Reconhecer-se como tal não é exatamente natural nos dias atuais, e assim como nas antigas eras humanas, também devemos “nos fazer” como essa Vênus celeste, pois estamos numa condição de Vênus Pandemus.

Vênus Pandemus e o esvaziamento dos atributos de beleza e amor

Pandemus é o que pertence ao comum e rasteiro da matéria, essa face terrena da deusa se traduz em sua sensualidade meramente formal e superficial.

Abrindo espaço para vaidades e egoísmos de toda sorte. Por isso digo que estamos numa condição de Vênus Pandemus. Como um diamante bruto a ser lapidado a uma forma brilhante e valiosa.

Pode parecer utópico, mas é uma utopia possível de ser realizada. Estou falando de aceitar-se como é e escolher mudar aquilo que intimamente sabemos que pode ser melhor.

Não porque vivemos em uma sociedade impregnada de machismos, racismos e altamente materialista que tem invertido certos valores humanos que aparentemente ditam um padrão de como as mulheres devem ser ou o que esperam que sejamos.

O poder da Feminilidade e da Masculinidade tem características de receptividade e expansão, respectivamente, e cada pessoa ao nascer possui ambos, porém com uma proporção maior que a outra ao “se fazer” mulher ou homem.

E essa é uma Lei da Natureza na qual vou tentando me relacionar e observar como se complementam e dão origem a pluralidade que vivemos hoje, mas que em essência nunca deixará de ser única.

Artigo de opinião. Caso você discorde de algo ou gostaria de acrescentar outro ponto de vista vou gostar de saber.

Fique a vontade para me enviar seus comentários no meu e-mail nuna6costa@gmail.com ou via DM no Instagram @nuna_costa

Foto destaque: Estatueta de Vênus de Willendorf.

Autor: Nuna Costa

Autor: Nuna Costa

Nuna Costa é aprendiz de filósofa, poeta, compositora, jornalista, encadernadora e criadora de conteúdo. Está no Instagram @nuna_costa

Postagens Relacionadas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.